OSTEOPOROSE SINTOMAS E TRATAMENTOS


 

  • O envelhecimento, a deficiência de estrogênio, o baixo nível de vitamina D ou de ingestão de cálcio e alguns distúrbios podem diminuir os valores dos componentes que mantêm a densidade óssea e a força.

  • Osteoporose pode não causar sintomas até que ocorra uma fratura óssea.

  • Fraturas podem ocorrer com pouca ou nenhuma força e podem ocorrer após uma queda pequena.

  • Embora as fraturas sejam normalmente dolorosas, algumas fraturas vertebrais não causam dor, mas ainda podem causar deformidades.

  • Os médicos diagnosticam as pessoas em risco examinando sua densidade óssea.

  • A osteoporose pode geralmente ser prevenida e tratada gerenciando os fatores de risco, garantindo a adequada ingestão de cálcio e de vitamina D, bem como através da prática de exercícios de suporte de peso e da ingestão de bifosfonatos ou outros medicamentos.


Os ossos contêm minerais, incluindo cálcio e fósforo, que os tornam duros e densos. Para manter a densidade óssea (ou massa óssea), o corpo precisa de um fornecimento adequado de cálcio e outros minerais e deve produzir as quantidades adequadas de vários hormônios, como o hormônio da paratireoide, hormônio do crescimento, calcitoninaestrogênio e testosterona. Um suprimento adequado de vitamina D é necessário para absorção do cálcio dos alimentos e sua incorporação aos ossos. A vitamina D é absorvida a partir da dieta e também fabricada na pele através da luz solar.

Para que os ossos possam se ajustar às novas exigências, eles são degradados e remodelados, continuamente. Este processo é conhecido como remodelação. Nesse processo, pequenas áreas do tecido ósseo são removidas continuamente e um novo tecido ósseo é depositado. A remodelação afeta a forma e a densidade dos ossos. Na juventude, os ossos crescem em largura e comprimento à medida que o corpo cresce. Mais tarde na vida, os ossos podem, às vezes, aumentar sua largura, mas não ficam mais longos.

Visto que mais osso é formado do que degradado na idade adulta, os ossos aumentam em densidade progressivamente até cerca de 30 anos, quando são mais fortes. Depois desse período, visto que a degradação excede a formação, os ossos diminuem lentamente em densidade. Se o corpo for incapaz de manter uma quantidade adequada de formação óssea, os ossos continuam perdendo densidade e podem se tornar cada vez mais frágeis, o que resulta em osteoporose.


PRINCIPAIS TIPOS DE OSTEOPOROSE 

  • Osteoporose pós-menopausa: atinge mulheres após a menopausa. Fratura de coluna pode ocorrer. 
  • Osteoporose senil: atinge pessoas com mais de 70 anos. Tanto a fratura de coluna quanto a de quadril podem ocorrer.
  • Osteoporose secundária: atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticoides

SINTOMAS DA OSTEOPOROSE

No início, a osteoporose não causa sintomas, pois a perda da densidade óssea ocorre muito gradualmente. Algumas pessoas nunca desenvolvem sintomas. Contudo, quando a osteoporose causa a quebra de ossos (fraturas), as pessoas podem sentir dor dependendo do local da fratura. As fraturas tendem a consolidar lentamente em pessoas com osteoporose e podem resultar em deformidades, como uma coluna encurvada.

Nos ossos longos, como os ossos dos braços e das pernas, a fratura ocorre normalmente nas extremidades dos ossos, não no meio. Fraturas de ossos longos são normalmente dolorosas.

Os ossos da coluna vertebral (vértebras) estão particularmente em risco de fratura devido à osteoporose. Estas fraturas são as fraturas mais comuns relacionadas à osteoporose. Elas geralmente ocorrem no meio ou na parte inferior das costas. Geralmente, um corpo em forma de barril de uma ou mais vértebras sofre colapso e é comprimida adquirindo uma forma de cunha. Essas fraturas vertebrais  por compressão podem ocorrer em pessoas que têm qualquer tipo de osteoporose, incluindo aquelas em uso de medicamentos que causam perda de densidade óssea. As vértebras enfraquecidas podem quebrar espontaneamente ou após uma pequena lesão. A maioria dessas fraturas por compressão vertebral não causam dor. No entanto, pode se desenvolver dor, que, geralmente, começa repentinamente, permanece em uma determinada área das costas e piora quando a pessoa se levanta ou anda. A área pode ficar sensível. Normalmente, a dor e a sensibilidade começam a desaparecer gradualmente após uma semana. No entanto, a dor persistente pode durar meses ou ser constante. Se várias vértebras quebrarem, uma curvatura anormal da coluna vertebral (cifose, também chamada corcunda de viúva) pode se desenvolver, causando tensão muscular e dor, bem como deformidade.


TRATAMENTOS 

  • Cálcio e vitamina D

  • Exercícios de sustentação de peso

  • Medicamentos

  • Tratamento de fraturas

O tratamento da osteoporose também envolve garantir a ingestão adequada de cálcio e vitamina D e fazer exercicios de sustentação de peso (como caminhar, subir escadas ou treinamento com pesos, todos os quais fortalecem os ossos). O tratamento medicamentoso é geralmente recomendado. Ao tratar pessoas com osteoporose, os médicos também gerenciam outros quadros clínicos e fatores de risco capazes de piorar a osteoporose.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Site Manual MSD; Sociedade Brasileira de Reumatologia;

Autor: Marcy B. Bolster

Comentários

Postagens mais visitadas