10 DICAS PARA CUIDAR A SAÚDE MENTAL



1. Organize a casa.

A bagunça pode ser bem estressante: é difícil encontrar o que se quer, não há controle do que se tem, perdem-se tempo e dinheiro... Isso explica o fato de que manter as coisas minimamente em ordem faz o mesmo com a mente, liberando espaço para que ela consiga ser mais criativa e produtiva.


2. Perceba o que há ao redor.

Olhar o horizonte, degustar algo que você mesmo cozinhou, ouvir suas músicas favoritas são ações que ajudam a trazer a atenção para o momento. presente e evitar que ela seja tragada por pensamentos. Aguçar os sentidos também melhora a concentração e reduz a pressão sanguínea, a ansiedade e o estresse.


3. Dedique atenção a pessoas queridas. 

A ciência já comprovou que o índice de felicidade tem relação direta com a qualidade dos relacionamentos com quem a gente ama, por afastar a sensação de solidão e isolamento. Converse, ouça, faça algo junto, agradeça pela companhia constante e abrace forte.


4. Tenha autocompaixão

O dia a dia já costuma exigir muito empenho. Se nem sempre as coisas saem como você esperava, ao menos reconheça a sua vontade de acertar. Ser critico demais consigo só contribui para minar a sua força, enquanto buscar compreender falhas e limites afasta sentimentos negativo e da inadequação. 


 5. Olhe além 

Sentir-se ligado a algo maior aumenta a percepção do nosso próprio valor, proporciona um senso de pertencimento, deixa a rotina mais significativa e a vida mais cheia de propósito. Que tal doar ou ser voluntário? Quando se pratica uma boa ação, o centro de recompensa do cérebro é ativado, trazendo sensação de prazer.


6. Expresse gratidão.

Valorizar tudo de bom que acontece e que você tem na ixão vida tira o foco das coisas negativas. E isso contribui para diminuir a ansiedade e ampliar a motivação. Experimente listar três motivos simples para ser grato todo dia. O hábito pode até aumentar a capacidade de passar por momentos dificeis com menos stresse.


 7. Frequente locais verdes.

Mesmo que seja a praça perto de casa. Trinta minutos já fazem efeito! E, se puder passar um tempo imerso na mata, vai perceber melhor a redução de estresse e de pressão arterial. Até o sistema imunológico sai fortalecido, graças à ação dos óleos essenciais liberados pelas árvores ao redor.


8. Prepare a própria comida. 

Adotar esse hábito melhora a qualidade da dieta, e, se ela for rica em vegetais, frutas, legumes, azeite e peixes, pode até contribuir para afastar a depressão. Mas não é só isso: por desenvolver habilidades culinárias, a atitude também aumenta os níveis de confiança e a satisfação em cozinhar, o que traz bem-estar.


9. Pratique a gentileza. 

Isso eleva os níveis dos principais hormônios da felicidade no cérebro, a dopamina e a serotonina, e ajuda a estabelecer laços, alivia a ansiedade e promove o relaxamento. Tomar a iniciativa de ser gentil traz, ainda, satisfação: você se percebe agindo, em vez de esperar que alguém o faça.


10. Viva a arte 

Fazer programas culturais eleva o bem-estar e diminui os níveis de ansiedade e depressão. O efeito também é verificado quando a arte serve como meio de expressão. Estudos com idosos e com mães com depressão pós-parto que integraram grupos de canto e música, por exemplo, comprovaram esse impacto.



--------------------------------------------------------------

Fonte: Ana Jovina Barreto Bispo, pediatra membro da Sociedade Brasileira de Pediatria


Comentários

Postagens mais visitadas