O SONO DOS IDOSOS


A partir dos 65 anos, é natural precisar de menos horas dormidas à noite. Isso acontece porque à medida que as pessoas envelhecem, a produção de melatonina diminui gradualmente. Assim, o sono fica mais fragmentado e o idoso desperta mais vezes na madrugada. Confira alguns cuidados para que esses momentos sejam verdadeiramente restauradores:


MENOS BARULHO, POR FAVOR 

Como têm o sono mais leve, os idosos precisam dormir em um ambiente o mais silencioso possível. E eles tendem a descansar mais cedo, então o ideal é que o restante dos moradores da casa respeite essa necessidade. Além de reduzir o fluxo de agitação ao anoitecer, é importante evitar ouvir música alta e cuidar para que o volume da TV esteja em um nível baixo.

MEXER O CORPO

Manter-se ativo é fundamental em qualquer idade. Não é diferente para os idosos. A prática de atividade fisica contribui para o bom funcionamento do metabolismo, para a manutenção da massa muscular e para o fortalecimento das capacidades respiratórias. Também há benefícios para a saúde da mente, porque previne o declínio mental e doenças neurológicas. Tudo isso contribui para um descanso de qualidade.


CUIDADO DIÁRIO

Em geral, nas pessoas idosas, o metabolismo funciona mais lentamente por causa das alterações hormonais, como a diminuição da testosterona (em homens e mulheres) e das substâncias produzidas pela tireoide. Assim, é melhor evitar comidas pesadas não somente antes de dormir mas também durante o dia.


REMÉDIOS NA HORA CERTA

Se o idoso usa algum tipo de medicação com efeito estimulante, como antidepressivos, é preciso ajustar com o médico o melhor horário para tomá-lo. Também é essencial evitar remédios para dor que possuam cafeina na composição, além de não tomar café, bebidas alcoólicas ou outros estimulantes a partir do fim da tarde.


----------------------------------------------------------------------------

Fonte: Revista Viva Saúde

Autora: Andréa Barral

Comentários

Postagens mais visitadas