SONO DOS IDOSOS - VERDADEIRO OU FALSO?



Cada pessoa deve saber o que ajuda ou atrapalha a dormir. O caminho para ter essa consciência é prestar atenção em você mesmo e observar sua rotina e que atitudes impactam na noite de sono. Comece anotando o que você fez nos dias em que acorda se sentindo mais descansado. Que horas você se deitou? Com que pijama estava? O que comeu de noite? Com essas informações no papel, ficará mais fácil perceber o que funciona para você. Claro, conhecer os mitos e verdades sobre o assunto também ajuda muito.


VERDADEIRO OU FALSO ?


BEBER ÁLCOOL AJUDA A DORMIR.

Falso. O álcool pode até relaxar a musculatura e dar sonolência, mas, de maneira geral, duas doses de qualquer bebida alcoólica (dois copos de cerveja, duas taças de vinho etc.) já são suficientes para inibir a fase REM do sono. Essa etapa, em que mexemos os olhos e sonhamos mais, é essencial para a memória emocional. Mas atenção: segundo os especialistas, essa é apenas uma média, cada corpo sente de um jeito. É preciso bom-senso e autoconhecimento para definir qual quantidade prejudica ou não o seu descanso. O álcool também favorece idas ao banheiro durante a noite e pode fragmentar o sono.


DORMIR COM ALGUÉM PREJUDICA O SONO.

Depende. Se a pessoa roncar muito ou tiver outro distúrbio que possa atrapalhar, se os integrantes do casal tiverem horários sim O sono também pode ser prejudicado muito diferentes para dormir e acordar. Porém, em um estudo da Universidade do Arizona (EUA), pessoas casadas relataram mais qualidade de sono e menos episódios de insônia e de apneia em relação a quem dormia sozinho. Segundo os especialistas, um dos motivos para isso seria a sensação de conforto e segurança que dormir acompanhado pode promover.


FAZ MAL DORMIR COM PLANTAS DENTRO DO QUARTO.

Falso. As plantas eliminam CO₂ durante a noite, mas a quantidade é tão pequena que dificilmente afetaria o sono dos humanos. Apenas alérgicos podem ter a respiração prejudicada pelas piretrinas, repelente natural que algumas plantas liberam para afastar insetos. Para a maioria das pessoas, porém, dormir perto de plantas pode até ajudar, principalmente se a colega de quarto for alguma das dezessete espécies que limpam o ar, segundo um estudo da Nasa. Entre elas, estão a jiboia, a hera e o lírio da paz.


DORMIR SEM ROUPA AJUDA A RELAXAR.

Depende. Algumas pessoas se sentem mais à vontade dormindo nuas - e, logo, dormem melhor assim. Outras, porém, preferem usar vestimentas leves para ter um sono agradável. Há, ainda, especialistas que recomendam dormir sem roupa intima, para a pele dos órgãos genitais respirar bem.


FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS A NOITE PREJUDICA O SONO.

Verdadeiro. Pelo menos, para a maioria das pessoas. O mais recomendável é praticar exercícios físicos pela manhã, já que eles aumentam a atividade cerebral e trazem mais disposição. Tem gente que consegue se acalmar em seguida e dormir. Mas, para a maior parte das pessoas, o agito gera dificuldade de cair no sono.



-------------------------------------------------

Fonte: Revista Viva Saúde 

Autor: Almir Tavares e colaboradores


Comentários

Postagens mais visitadas