INFECÇÕES VULVOVAGINAIS

O QUE SÃO INFECÇÕES VULVOVAGINAIS?

INFECÇÕES VULVOVAGINAIS OU VULVOVAGINITES É TODA MANIFESTAÇÃO INFLAMATÓRIA E/OU INFECCIOSA DO TRATO GENITAL FEMININO INFERIOR, OU SEJA, VULVA, VAGINA E COLO UTERINO.
O CORRIMENTO VAGINAL DECORRE DA INFLAMAÇÃO DOS TECIDOS VAGINAIS QUE PASSAM A PRODUZIR UMA SECREÇÃO ANORMAL.

COMO OCORREM?

AS VULVOVAGINITES OCORREM POR FATORES DE DESEQUILIBRIO OU AGRESSÃO AO ECOSSISTEMA VULVOVAGINAL, QUE É DINÂMICO, MAS SOFRE ALTERAÇÕES DE QUANTIDADE E COMPOSIÇÃO DEPENDENDO DE FATORES INTERNOS E EXTERNOS DA MULHER, COMO IDADE, FASE DO CICLO MENSTRUAL, ATIVIDADE SEXUAL, GRAVIDEZ, VARIAÇÕES HORMONAIS, USO DE PILULA CONTRACEPTIVA HORMONAL, HABITOS DE HIGIENE, ESTADO EMOCIONAL E UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS (ANTIBIÓTICOS, CREMES VAGINAIS).

OS LACTOBACILOS ( BACTÉRIAS DE PROTEÇÃO VAGINAL) SÃO PRODUTORES DE ÁCIDO LACTICO QUE REDUZEM O PH VAGINAL, EXERCENDO EFEITO PROTETOR E LIMITANDO O CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS POTENCIALMENTE NOCIVOS.

AS TEMPERATURAS CORPORAL E VAGINAL SÃO OUTROS FATORES IMPORTANTES NA PROTEÇÃO VAGINAL. ELEVADAS TEMPERATURAS, POR CALOR OU VESTUÁRIO INADEQUADO, PODEM DESEQUILIBRAR O ECOSSISTEMA VULVOVAGINAL E RESULTAR NUM PROCESSO INFECCIOSO.

ENTRE AS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFECÇÕES VULVOVAGINAIS, DESTACAM SE HÁBITOS DE SE VESTIR INAPROPRIADAMENTE, PRÁTICA SEXUAL DESPROTEGIDA, BACTÉRIAS ( GARDNERELLA VAGINALIS), FUNGOS (CANDIDA SP), TRICHOMONAS VAGINALIS, VÍRUS ( HERPES, HPV VÍRUS) HORMONAIS, ALÉRGICAS, HÁBITOS DE HIGIENE INCORRETOS E TRAUMÁTICAS.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

SURGIMENTO DE SECREÇÃO VAGINAL ( CORRIMENTO) ANORMAL EM
QUANTIDADE MAIOR QUE A HABITUAL, FREQUENTEMENTE ACOMPANHADA DE DOR OU DESCONFORTO GENITAL, PRURIDO (COCEIRA) VULVAR, ARDOR E ALTERAÇÃO MICCIONAL E DESCONFORTO DURANTE AS RELÇÕES SEXUAIS.

A QUEIXA MAIS COMUM É CORRIMENTO VAGINAL ANORMAL COM OU SEM IRRITAÇÃO VULVAR. ESSE CORRIMENTO PATOLÓGICO PODE TER UM ODOR DESAGRADÁVEL, COLORAÇÃO MAIS ESCURA OU AMARELADA E CAUSAR COCEIRA OU ARDOR GENITAL. POR VEZES O PRIMEIRO INCÔMODO DA MULHER É SOMENTE PRURIDO E IRRITAÇÃO GENITAIS INTENSOS. O TIPO DE QUADRO CLINICO E O EXAME FISICO MINUCIOSO PODEM SUGERIR A CAUSA E O AGENTE ENVOLVIDO, O QUE PERMITIRÁ O DIAGNÓSTICO CORRETO É UM TRATAMENTO ADEQUADO.

DIFERENTEMENTE, A SECREÇÃO FISIOLÓGICA (NORMAL) PODE PERTUBAR EM RAZÃO DA SENSAÇÃO DA UMIDADE E DE ROUPA SUJA, MAS NÃO APRESENTA ODOR DESAGRADÁVEL, COLORAÇÃO ALTERADA, NEM TENDE A PRODUZIR VULVITE.

LEMBRE-SE DE QUE NEM TODO CORRIMENTO VAGINAL É INFECÇÃO GENITAL!
DEVE-SE SEMPRE VERIFICAR AS CONDIÇÕES DO PARCEIRO, SE ELE APRESENTA CORRIMENTO URETRAL, PRURIDO GENITAL, ARDOR PÓS-COITO E LESÕES PENIANAS.

AS LESÕES VULVOVAGINAIS GANHAM IMPORTÂNCIA À MEDIDA QUE PODEM FAVORECER A PENETRAÇÃO E A CONTAMINAÇÃO PELO VÍRUS HIV.
MEDIDAS PREVENTIVAS, COMO USO DE CAMISINHA, SÃO O MELHOR MODO DE COMBATER INFECÇÕES VULVOVAGINAIS E DSTS.

COMO POSSO PREVENIR INFECÇÕES VULVOVAGINAIS?

• USE SEMPRE PRESERVATIVO (CONDOM) EM TODAS AS RELAÇÕES SEXUAIS.

• NUNCA USE ANTIBIÓTICOS OU CREMES VAGINAIS DESNECESSÁRIOS E SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA.

• PROCURE LAVAR SUAS ROUPAS INTIMAS SEPARADAS DAS OUTRAS, SEM O USO DE SABÃO EM PÓ E AMACIANTES (PREFIRA SABÃO DE COCO)

• EVITE UTILIZAR ROUPAS MUITO GROSSAS (COMO JEANS) APERTADAS E DE COLORAÇÃO ESCURA, ALÉM DE MEIAS CALÇAS, PRINCIPALMENTE EM DIAS QUENTES.

• PARA HIGIENE GENITAL, PREFIRA O USO DE SABONETES NEUTROS, COMO DE GLICERINA OU INFANTIL, OU ATÉ MESMO PRODUTOS ESPECÍFICOS A BASE DE ÁCIDO LÁTICO, SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

• PREFIRA ROUPAS ÍNTIMAS E CALCINHAS FEITAS DE ALGODÃO ( MELHORES NA COR BRANCA ), EVITANDO TECIDOS SINTÉTICOS COMO LYCRA E NÁILON.

• EVITE USAR NA REGIÃO GENITAL PAPEL HIGIENICO PERFUMADO OU COLORIDO. EM ALGUNS CASOS, RECOMENDA-SE ATÉ O USO DE LENÇOS UMEDECIDOS INFANTIS, SEM PERFUME PARA HIGIENIZAR.

• EVITE FAZER DUCHAS GENITAIS INTERNAS.

• MULHERES EM USO DE DISPOSITIVOS INTRAUTERINO (DIU) DE COBRE PODEM APRESENTAR AUMENTO DA SECREÇÃO VAGINAL, NECESSITANDO DE CUIDADOS ESPECIAIS.

• NÃO SE AUTOMEDIQUE, POIS ESTA É UMA DAS MAIORES CAUSAS DE CORRIMENTO CRÔNICO E INSUCESSO NO TRATAMENTO.

• EVITE DESODORANTES ÍNTIMOS E PRODUTOS COMO TALCOS E PERFUMES.

• PROCURE NÃO FICAR MUITO TEMPO COM O BIQUINI MOLHADO.

• SEQUE AS ROUPAS ÍNTIMAS DE PREFERÊNCIA AS EXPONDO AO SOL E PASSE COM FERRO AS CALCINHAS.

• PROCURE UM GINECOLOGISTA REGULARMENTE PARA REALIZAR EXAMES PREVENTIVOS E LOGO NO INÍCIO DOS SINTOMAS.

Comentários

  1. Agradeço pelas orientações, principalmente no que se refere á uso de protetor intimus, faço uso daqueles com perfume diariamente, á partir de hoje não utilizarei mais!

    att, margareth

    ResponderExcluir
  2. Olá senhor Salomon!

    Achei muito interessante o seu post, será muito útil com certeza, muitas vezes acabamos fazendo a coisa errada inconscientemente. Conforme combinado em Gramado estou deixando meu e-mail para contato que é shimote.juliana@gmail.com. Assim que o senhor me escrever lhe passo meus telefones para não deixar exposto por segurança.

    Muito obrigada,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas