Dicas de Relaxamento

PARA UMA BOA NOITE DE SONO

Procure um local tranqüilo, silencioso e de iluminação suave. É preferível que não seja a sua própria cama.
Encontre uma postura relaxante. Ex.: sente-se no chão sobre uma almofada, cruze as pernas, mantenha a coluna ereta (podendo apoiar as costas) e olhe para frente.

Respire mais profunda e lentamente algumas vezes, sentindo o movimento do ar em seus pulmões. Repita mais umas cinco vezes, sendo que, nestas últimas, segure o ar inspirado o máximo que puder, soltando-o livremente.

Agora você pode escolher uma sílaba que preferir, por exemplo: “om”. Comece repeti-la lentamente (em voz alta ou mentalmente), prolongando os sons.
Continue repetindo os sons, sinta seu corpo relaxando aos poucos, da ponta dos pés até o couro cabeludo.

Deixe sua mente divagar e entrar no ritmo das repetições. Se preferir, imagine um cenário agradável com muita natureza e paz.
Continue até sentir que seu corpo está totalmente relaxado e seus pensamentos abstratos e longe de seu cotidiano. Agora é hora de dormir.

Caso seus olhos estejam fechados, abra-os vagarosamente, levante-se de modo suave, vá para a sua cama lentamente e deite-se.
O sono virá rápido e seus sonhos serão agradáveis.
A técnica de repetição de sons e controle da respiração se assemelha ao milenar mantra, usado para a meditação e alteração da freqüência das ondas cerebrais.
Experimente!

Mentalização de soluções

Esta técnica ajudará você a se desligar de alguma preocupação, pessoal ou profissional, que esteja dificultando seu sono.pense naquilo que você deseja e precisa para solucionar o problema em questão.
Deixe de lado a culpa e Auto- Piedade. Agora, defina seu objetivo em detalhes de como resolver a situação e mantenha-o em mente. Planeje hora e local para discutir a solução, que seja conveniente para você e para a(s) outra(s) pessoa(s). Isto é essencial para focalizar a discussão. É a sua

Oportunidade para expor os fatos como você os sente e para compartilhar sua opinião e suas crenças com terceiros .mentalmente, descreva os seus sentimentos para que compreendam melhor a importância que o assunto tem para você.

Terminados estes passos, tenha a certeza de que os problemas serão resolvidos na sua hora certa. Agora é o momento de um sono tranqüilo e energizante para o próximo dia.
Dica: não esqueça também de estabelecer, no seu dia-a-dia, limite para as suas preocupações. Eleja um tempo só para você. Dedique-se a estar consigo. Talvez, para conquistar esse tempo, seja necessário exercitar sua capacidade de dizer “não” a alguns compromissos.

Relaxamento muscular

Este é um exercício simples, que irá ajudá-lo a relaxar o seu corpo antes de deitar-se: fique em pé ereto com os braços estendidos à frente, inspirando e mantendo a respiração natural e completa. Gire os braços para trás diversas vezes,

Formando um círculo, e então inverta a direção. Enquanto faz o movimento, expire vigorosamente pela boca, praticando algumas respirações completas e regulares. Agora, coloque as mãos sobre os quadris, continue respirando normalmente..

Mantenha a parte inferior do corpo rígida e, inclinando-se para frente ao máximo, expire lenta e completamente pela
Boca enquanto faz o movimento de ida e volta. Agora se incline para trás, enquanto faz outra respiração completa. Após quatro séries de inclinações, seu corpo estará mais alongado e relaxado.

Agora é só deitar-se e... Boa noite!

Comentários

Postagens mais visitadas