INFECÇÕES GENITAIS

Como prevenir e tratar as infecções genitais e infecções transmitidas sexualmente

Dr. Vicente Renato Bagnoli
Dra. Ângela Maggio da Fonseca

Consulta rotineira ou por necessidade clínica

Fato relevante e preocupante é que ainda nos dias atuais, a maior parte dos indivíduos (homens e mulheres), quando suspeitam de estar com alguma infecção genital, procuram as farmácias e submetem-se a auto-medicação, que na maioria das vezes é feita de forma inadequada pelo balconista, não tratando o problema e com grandes chances de agravá-lo, muitas vezes escondendo problemas mais graves como sífilis, hepatite, gonorréia, e mesmo AIDS.

O fato é que todos devem ser espertos e não procurar enganar seu parceiro ou a si mesmo. Em caso de dúvida, procure logo um serviço de saúde e conte a verdade, pois somente assim estará protegido e protegendo as pessoas de seu relacionamento. O exame de rotina com o ginecologista (para a mulher) e urologista (para homem), é fundamental para todas as pessoas que tenham atividade sexual, como forma preventiva. Assim, o exame clínico periódico, e conforme a solicitação do profissional exame complementar são medidas valiosas. Nestas consultas, devem ser comentados todos os aspectos mesmo que sejam considerados sem importância, como exemplo falar claramente sobre a vida sexual, hábitos de higiene, doenças já apresentadas no passado, uso de drogas, método de contracepção e outros mais. O importante é não omitir nenhum dado perguntado pelo profissional.

Quando a consulta for motivada por suspeita de alguma infecção, ou relação sexual de risco, os detalhes serão ainda mais importantes, e recomenda-se que ambos os parceiros sejam avaliados.

Tratamento correto e completo

O profissional ao atender alguma pessoa com infecção genital, assim que conclua o diagnóstico, em geral prescreve drogas de acordo com o microorganismo causador da infecção, para ser tomada por via oral (pela boca), em grande parte dos casos, para ambos os parceiros, e também para uso local na vagina e eventualmente no pênis. Deve ser ressaltado que é fundamental que seja tomada toda a quantidade de medicamento orientada pelo médico, e fazer com que o parceiro, que nem sempre aceita facilmente, também o faça. Em geral alguns cuidados gerais são importantes e devem ser seguidos, conforme comentamos adiante. Quando existir dúvidas, não pense duas vezes, pergunte tudo para o profissional, pois assim tudo correrá de forma mais simples, facilitando o tratamento e melhorando as chances de cura.

Atenção ao comprar ou receber a medicação mesmo em serviços gratuitos, pois muitas vezes o funcionário pode trocar ou fornecer medicação inadequada, comprometendo a cura. E mais uma vez, chamamos a atenção para nunca fazer auto-diagnóstico ou automedicação, procure sempre o profissional para obter diagnóstico e tratamento corretos.

Sexual no relacionamento

Uma das medidas preventivas de grande importância é a divulgação das pessoas consideradas como população de alto risco, que tem sido bem clara, veiculada em jornais, rádios, televisão e folhetos, justamente para que todos saibam quando estão próximos a esta população, e portanto com maior risco de infecções genitais, gerais e principalmente as transmitidas sexualmente.

As características importantes destas pessoas são: início precoce da atividade sexual, troca freqüente de parceiros sexuais, muitas vezes vários ao mesmo tempo, a não utilização de camisinha, que aumenta muito os riscos, mesmo que o relacionamento seja estável, vida sexual intensa com práticas muitas vezes sem os devidos cuidados, indivíduos que já tiveram ou apresentam doenças como herpes zoster, hepatite, sífilis, doenças sexualmente transmissíveis(herpes genital, gonorréia, infecção por clamídia,vaginites de repetição e muitas outras), alcoólatras, usuários de drogas, escolaridade, condições de higiene , saúde e alimentação. Considerando-se a presença de um ou mais destes fatores, não é difícil reconhecer se seu presente ou futuro parceiro ou parceira, deve ser considerado ou não de risco, para que quanto maior o for, maiores serão os cuidados a serem tomados, para sua própria segurança. Assim, antes de começar algo, procure informar-se para não se arrepender mais tarde.

Cuidados gerais de grande importância e utilidade

Estas recomendações são muito importantes para todas as pessoas, portadoras ou não de infecções genitais, sendo úteis para as diversas infecções genitais, transmitidas ou não sexualmente.

As mais recomendáveis são:

Sexo seguro- é de conhecimento geral que a atividade sexual tem sido considerada cada vez mais importante na vida das pessoas, independentemente da classe social, econômica e cultural. Este comportamento tem causado grandes mudanças no comportamento sexual, com hábitos cada vez mais liberais, nem sempre sobre orientação segura, que assim colocam em risco a saúde das pessoas. Por estas razões, muito se tem falado de sexo seguro, que sem dúvida deve começar em tentar ter vida sexual, com indivíduos não considerados de risco, mas nem sempre as coisas são assim tão simples, pois muitas vezes, a atração ou oportunidade estimulam o relacionamento com indivíduos de risco, como descritos acima, necessitando de maiores cuidados.

O uso de camisinha, tanto masculina como feminina, é procedimento obrigatório, pois quando bem usada é segura, devendo ser colocada, já no começo do ato sexual. Algumas práticas sexuais podem causar problemas, como relação anal e em seguida relação vaginal sem higiene dos órgãos genitais, que podem causar diversas infecções, assim como a troca constante de parceiros. Outra medida útil é o uso de espermicidas como o monoxinol, que junto a camisinha, aumentam a segurança.

Todos os casais devem evitar ter relações quando estiverem com alguma infecção genital em tratamento ou não, ou quando um dos parceiros apresentarem alguma suspeita ou tiver mantido algum relacionamento suspeito, pois além de reduzir o risco de infecção, facilita o processo de cura. Para maior segurança, os parceiros principalmente se tiverem mais de um relacionamento, mesmo com todos os cuidados, devem submeter-se periodicamente a exames para excluir infecções como sífilis, AIDS e outras.

Método contraceptivo- antes de iniciar a atividade sexual, procure orientação sobre riscos, cuidados e na escolha de um método para evitar filhos não programados. A camisinha é opção com boa segurança na prevenção de infecções e pode também controlar gravidez não desejada, mas para maior segurança procure utilizar outro método associado como pílula anticoncepcional, injeções anticoncepcionais, dispositivo intra-uterino (DIU). Deve-se alertar as mulheres que usam DIU que estão mais sujeitas a terem infecções, e devem estar sempre atentas para qualquer alteração. Outro ponto importante é que as usuárias de qualquer método contraceptivo, se apresentar má aceitação ao mesmo, ou infecções de repetição, devem procurar postos de atendimento para trocarem de anticoncepcional.

Cuidados na higiene genital- a higiene dos órgãos genitais é tão necessária e simples, como lavar as mãos ou qualquer outra parte do corpo. Assim, não é necessário nem aconselhável higiene excessiva dos genitais, pois lavagem muito freqüente, assim como a utilização de sabonetes ou desodorantes locais, podem causar irritação, alergias, alterar as defesas naturais, e facilitar o aparecimento de infecções. O melhor é lavar os órgãos genitais durante o banho ou eventualmente após evacuar, usando água e sabonetes neutros, evitando duchas intra-vaginais, mesmo após as relações, e procurando utilizar toalhas limpas não irritantes. Deve-se ter cuidado ao utilizar sanitários, peças de banheiro e toalhas, pois eventualmente estão contaminadas e oferecem risco.

Atenção com as roupas- a modernidade nem sempre é muito boa, tanto os homens como as mulheres, cada vez mais usam roupas de fios sintéticos, principalmente peças íntimas, que não permitem a ventilação normal dos genitais, causam processos alérgicos que podem facilitar o aparecimento de infecções. Calças apertadas principalmente de tecidos grossos muito em moda entre as mulheres, também são prejudiciais. Assim, devem-se utilizar roupas preferencialmente de algodão ou outros tecidos naturais, cômodas, e sempre muito bem lavadas, retirando todo o sabão, evitando produtos com odor, e passando cuidadosamente com ferro quente. Os cuidados com as vestes, principalmente roupas íntimas é fundamental, devendo-se evitar o uso de roupas de outras pessoas, principalmente as já usadas.

Condições clínicas que facilitam ou mantém processos infecciosos

Toda pessoa que passe a apresentar infecções genitais ou gerais freqüentes, ou de difícil tratamento, devem ficar atentas e procurar algum serviço de saúde bem conceituado, pois podem estar com alguma doença, por vezes séria, não diagnosticada, e que esteja mantendo o quadro. Assim, deve-se salientar que doenças como diabetes, tuberculose, câncer em diversas localizações no corpo, perda da resistência (imunidade), AIDS, má alimentação, problemas no fígado, rins e outros órgãos, são causas freqüentes de debilitação, tornando quase que incuráveis vários processos infecciosos. Procurando atendimento médico, seguramente será bem avaliada, feito diagnóstico e tratamento correto, que melhorarão as condições gerais, na maioria das vezes curando ou controlando estas doenças, e conseqüentemente tratando os processos infecciosos.

Comentários finais

Os relatos dos folhetos sobre infecções mostraram como se suspeitar, diagnosticar e tratar as infecções genitais, gerais, transmitidas sexualmente ou não. O recado mais importante é a necessidade de todas as pessoas informar-se sobre estas doenças, para saber o que fazer frente a qualquer suspeita. Lembrando que a avaliação do médico é indispensável, o qual orientará o tratamento. Nunca tentar adivinhar o diagnóstico nem fazer automedicação, para a sua proteção e das pessoas com que conviva.

Comentários

  1. Hj passei em consulta com o Dr. Salomon onde ele me indicou a leitura desse blog; estou bastante satisfeita com os relatos aqui apresentados, são de grande importancia na proteção de alguns possíveis intrusos na nossa saúde.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas