Novo Tratamento do Refluxo Venoso Superficial

O QUE SÃO VARIZES?
As varizes são veias dos membros inferiores que se dilatam e causam uma alteração no fluxo do sangue que deve fluir desde os pés até chegar ao coração.
Ao invés do sangue ter um fluxo contínuo, devido à dilatação e insuficiência das válvulas que estão dentro das veias, este possui dificuldade em “subir” até o coração.
Esta dificuldade motiva cada vez mais a dilatação das veias. Há um aumento ainda maior na insuficiência das válvulas levando-as à um aumento nas causas das varizes, ocorrendo um ciclo vicioso.
Estas veias dilatadas (varizes) estão situadas logo abaixo da pele e algumas vezes podem tornar-se muito volumosas e dilatadas ocasionando sérias complicações.

1- O que é refluxo venoso superficial:

As veias das pernas sadias possuem válvulas que abrem e fecham para o retorno do fluxo de sangue ao coração.
Refluxo venoso superficial se desenvolve quando as válvulas que mantém o sangue fluindo foram das pernas e que retornam ao coração, se deterioram (“estragam”). Como resultado, as válvulas das veias não fecham completamente e o sangue reflui (“retorna”).

2- O paciente sente o que? Ocorrem complicações?

• Edema (inchaço) no tornozelo
• Sensação de perna cansada e pesada

Todas as queixas se acentuam no final do dia, sobretudo quando se permanece longas horas em pé ou sentado; no calor; nas mulheres em época menstrual, ou durante as gestações

As complicações são:

• Manchas ocres ( mancha de cor escura);
• Eczemas;
• Erisipela – infecção aguda da pele;
• Varicorragia – sangramento abundante decorrente de rotura de veia varicosa;
• Lipodermatoesclerose – pele de tecido subcutâneo espessado e endurecidos;
• Úlcera de estase (ferida geralmente localizada na face interna das pernas, devido ao mau funcionamento das veias).

3- Qual é o tratamento tradicional para refluxo venoso superficial?

Uma vez que as válvulas não podem ser reparadas, a alternativa é voltar à rota do fluxo sanguíneo através de veias saudáveis.
Tradicionalmente, este tem sido através da remoção cirúrgica (stripping) da veia comprometida.

4- Qual é o novo tratamento para o refluxo venoso superficial?

O tratamento por radiofreqüência prevê uma alternativa menos invasiva para retirada da veia, a nova técnica simplesmente fecha a veia comprometida (a veia fica inutilizada). Uma vez que a veia doente é fechada, outras veias saudáveis assumem a sua função e o fluxo sanguíneo normaliza-se.

5- Como é o procedimento de radio freqüência para o tratamento do refluxo da veia safena?

O procedimento é minimamente invasivo. Um cateter fino é colocado na veia safena comprometida através de uma pequena abertura na pele. O cateter é acionado pela energia de radiofreqüência (rf) que eleva a temperatura das paredes da veia e ocorre o fechamento da mesa (fica totalmente inutilizada para o refluxo venoso). A veia permanece no local, mas sem função. Isto pode eliminar os hematomas (manchas roxas) e dor freqüentemente associados a retirada da veia no tratamento tradicional.

6- Quanto tempo demora o procedimento de radiofreqüência?

O procedimento é rápido, em média 45 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas