Abrale

Apoio e revisão

Sociedade beneficente israelita brasileira Albert Einstein e
Programa de hematologia e transplante de medula óssea

Entendendo a leucemia linfóide crônica

A leucemia é uma doença maligna (câncer) que se inicia na medula óssea e invade o sangue periférico. As principais formas de leucemia compreendem quatro categorias: leucemia linfóide aguda, leucemia linfóide crônica, leucemia mielóide crônica.

A leucemia aguda é uma doença de progressão rápida que afeta a maior parte das células que ainda não estão formadas, ou que sejam primitivas, isto é, ainda não estão completamente diferenciadas.
Essas células imaturas não conseguem  realizar suas funções normais.
Já a leucemia crônica progride lentamente e permite o crescimento de células um pouco mais diferenciadas que em geral, conseguem realizar algumas funções normais.

A leucemia linfóide crônica é uma forma comum de leucemia em adultos, tendo em vista que um número maior de pessoas está vivendo mais com LLC do que com qualquer outro tipo de leucemia e que a maioria das pessoas com LLC está cima de 50 anos.

A leucemia não é hereditária nem contagiosa, pois resulta de um dano genético adquirido (não herdado) no DNA de uma única linhagem de células na medula óssea.


Possíveis causas

A causa da LLC ainda é desconhecida. Aparentemente, há maior incidência  da doença em algumas famílias, porém, tal constatação ainda está sendo estudada.
A LLC começa com uma mudança em uma única célula chamada linfócito, um tipo de célula sanguínea branca (glóbulo branco). Os linfócitos saudáveis ajudam a combater infecções. Junto com os nódulos linfáticos (existem cerca de 600 nódulos linfáticos espalhados pelo corpo) e o baço, eles fazem parte do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo.
Com a doença, os linfócitos perdem sua função de combate a infecções.


Como é identificada?

Muitos pacientes com LLC recebem o diagnóstico após um check-up de rotina, quando, durante o exame físico, é encontrado um nódulo linfático ou o baço aumentado, ou ainda, quando um teste sanguíneo de rotina mostra um número de linfócitos maior que o normal. A partir do exame físico, o médico solicita alguns exames de laboratório para confirmar o diagnóstico da LLC.
Outros sintomas que pacientes com LLC podem apresentar incluem fadiga,cansaço excessivo, sangramento em gengiva e infecções de repetição.


Diagnóstico – tipo de exames:

Os médicos utilizam exames laboratoriais para verificar as células no sangue e na medula óssea. Assim, podem ser solicitados os seguintes testes:
  • Punçao aspirativa de medula óssea (mielograma)
  • Cito genética
  • Imunofenotipagem
  • Hibridização por fluorescência in situ (fish)
  • Biópsia de medula óssea
Sobre as células LLC:

As células LLC vivem mais do que os linfócitos normais, por isso, com o passar do tempo, as células LLC estão em maior número do que as células sanguíneas saudáveis, nos nódulos linfáticos, do baço, ou de ambos causados pela invasão das células doentes nesses órgãos. Com isso, os pacientes com LLC podem apresentar sinais e sintomas da doença que podem indicar a necessidade do início do tratamento

Tratamento da leucemia linfóide crônica

Para pacientes com LLC de baixo risco, são necessárias repetidas visitas ao médico, sem nenhum tratamento. Alguns médicos e pacientes chamam esse momento de “observe e aguarde” apesar de ser algo difícil para muitas pessoas se acostumarem, essa etapa do tratamento é de suma importância, pois é quando o médico irá identificar qualquer mudança na saúde do paciente.

Por isso, a cada visita ao consultório, o médico irá:

  • Examinar o paciente.
  • Solicitar testes laboratoriais.
  • Conversar com o paciente a respeito de como ele(a) se sente.
  • Determinar a necessidade de tratamento.
É recomendado aos pacientes com LLC de baixo risco que não comecem o tratamento enquanto se sentirem bem. Por outro lado, aqueles que possuem, umas formas de LLC de crescimento mais rápido precisarão de tratamento imediato.

O médico pode decidir sobre o início do tratamento quando o paciente apresentar um ou mais destes sinais:
*aumento rápido e progressivo do número de células de LLC
*diminuição do número de células normais em relação ao exame anterior
*aumento dos nódulos linfáticos em relação à última consulta
*aumento do baço em relação à última consulta

O paciente que apresentar qualquer destes sinais, ou todos eles, pode começar  a se sentir muito cansado para as atividades diárias normais.
Par ajudar a planejar o tratamento do paciente com LLC, muitos médicos usam o sistema de estadia mento, em que são considerados:

  • Se os nódulos linfáticos, o baço ou o fígado do paciente estão aumentados.
  • Se o paciente está anêmico (apresenta menos células  vermelhas que o normal).
  • Se o paciente apresenta uma contagem muito baixa de plaquetas.
Objetivos do tratamento:

As metas do tratamento são:
*reduzir a invasão das células LLC nos órgãos.
*manter os pacientes sentindo-se bem o suficiente para continuarem com suas atividades do dia-a-dia.
*proteger os pacientes de infecções.

Trabalho em equipe:

A confiança na equipe de saúde pode auxiliar no sucesso do tratamento, por isso, é muito importante que o paciente, seus familiares e toda a equipe estejam integrados.
A equipe de saúde deve incluir:
* médicos especialistas (hematologistas e oncologistas)
* enfermeiros
* nutricionistas
* dentistas
* terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas
* assistentes sociais
* psicólogos

Para ajudá-lo nessas e em outras questões, consulte a Abrale. 


Abrale
Associação brasileira de linfoma e leucemia

Comentários

Postagens mais visitadas