Qual o oposto de dor?

Ao serem perguntadas, cerca de nove em cada dez pessoas respondem a esta pergunta dizendo: “prazer”.
Esta resposta está errada. Além disso, a crença de que o prazer é o oposto de dor é de longe, o mais destrutivo e falso conceito que defronta a civilização ocidental! Na verdade, o oposto de dor é a ausência da dor, ou “conforto”. E conforto não é, de maneira alguma, sinônimo de prazer. O conforto é agradável – é uma experiência sem dor- mas não é prazer de forma alguma!
De fato, a dor e o prazer andam juntos! Dor, ou esforço, é o preço que pagamos para conseguir prazer. Pense sobre isso. Para se conseguir qualquer coisa na vida que realmente vale a pena – bons relacionamentos, carreiras de sucesso, vitórias esportivas, a procura de significado, todos os prazeres duradouros da vida – é necessária muita dor e esforço.
Se perguntarem a um pai ou mãe qual o maior prazer de suas vidas, a grande maioria dirá: “meus filhos”. Se então lhes perguntarem qual sua maior fonte de preocupação e angústias, provavelmente darão a mesma resposta: “meus filhos”. Não é mera coincidência que o objeto de nosso maior prazer, nossos filhos, também é a fonte de nossa maior potencial angústia. Prazer e esforço estão longe de ser opostos. Na verdade, eles trabalham juntos.
Se tudo que almejamos é o conforto, é verdade que ficaremos livres da dor; mas também seremos roubados de quase todo tipo de conquista. Se tentarmos obter prazer vivendo toda nossa vida para evitar a dor, acabaremos obtendo a mais proeminente falsificação disponível no mundo: o conforto.
Sem esforço nunca obteremos um prazer real.

Beto

Comentários

Postagens mais visitadas