Ação orienta sobre prevenção de AVC

O dia mundial de combate ao acidente vascular cerebral (AVC) foi comemorado ontem. Para marcar a data, o hospital de clínicas da universidade federal do Paraná (UFPR) realizou uma ação de orientação sobre sinais da doença e como se prevenir.
“o objetivo é informar para todos quais são os principais sinais do AVC, para que sejam reconhecidos rapidamente e a  pessoa  seja encaminhada para tratamento, que precisa ser rápido”, disse  Viviane Flumignan Zétola, coordenadora do departamento de doenças cérebros-vasculares do HC e organizadora do projeto. Além da orientação, os profissionais de saúde que participaram da campanha mediram pressão, a circunferência abdominal  e o colesterol dos interessados.
“como o tratamento tem que ser feito o mais rápido possível, pedimos para que as pessoas com sinais não procurem qualquer serviço de saúde, pois isso pode atrasar o atendimento. Orientamos para que liguem para o SAMU, afirmou a médica.
O tema da campanha neste ano foi “um em cada seis”.
“uma em cada seis pessoas terá um AVC na vida. Uma pessoa morre de AVC a cada seis segundos”, explicou Viviane. A médica relatou que 30% dos casos de AVC geram morte ou seqüelas Graves.


Fonte: folha de Londrina

Comentários

Postagens mais visitadas