Osteoporose em Jovens!

Dieta pobre em cálcio causa perda óssea em jovens

Baixo consumo de derivados de leite, por hábito, intolerância ou regime, leva à osteoporose precoce:

A osteopenia, baixa densidade óssea que precede a osteoporose, é mais comum em mulheres após a menopausa ou em homens com mais de 70 anos, mas tem atingido pessoas mais jovens.
Segundo a endocrinologista Marise Lazaretti Castro, o consumo insuficiente de derivados de leite e outros alimentos ricos em cálcio vêm se tornando cada vez mais freqüente entre adolescentes e jovens adultos.
“o adolescente está parando de tomar leite e derivados e é nessa fase em que o consumo desses alimentos pode aumentar a massa óssea.”
O consumo ideal de cálcio para um adulto é de 800mg por dia, o equivalente a cerca de três copos de leite. No Brasil, a média de consumo fica abaixo disso, em 500 mg.
De acordo com a endocrinologista, é mais fácil garantir a quantidade ideal de consumo bebendo leite, porque os outros alimentos ricos em cálcio, como couve, feijão branco e tofu, são menos consumidos ainda.
O aumento do sal na dieta, observado nos últimos anos por causa dos alimentos industrializados, também agrava esse quadro, porque o sódio em excesso eliminado na urina leva junto o cálcio.
O mesmo acontece se a pessoa come muita carne: as proteínas levam à eliminação do cálcio pela urina.
A falta de vitamina d, causada pela pouca exposição ao sol, é mais uma causa da falta de cálcio nos ossos.
Para detectar o problema, é preciso fazer um exame de densitometria, que só é de rotina para mulheres pós-menopausa e idosos.

Saúde - Folha de São Paulo
Cotidiano

Comentários

Postagens mais visitadas