Da horta para o Prato!

Com o auxilio da pesquisadora Leonora Mattos, da Embrapa, e da engenheira agrônoma Anita Gutierrez, da CEAGESP, selecionamos as folhas mais comuns na mesa brasileira:


Acelga: de sabor marcante, é ótima crua ou refogada. O tato pode ser frito. Agrião um dos vegetais mais nutritivos e bons digestivo, é ideal para saladas, sucos e receitas substanciosas, como a rabada carioca. Alface frisée de paladar mais amargo combina com ervas, alho e queijo de cabra em saladas e sanduiches, como os demais tipos dessas hortaliças. Alface-americana tem folhas mais crocantes de gosto suaves. Alface-crespa de sabor leve, é  consumida  em todo o país. Alface-lisa essa folha popular é uma delicia recheada com patês. Alface-minosa de gosto delicado pode ser verde ou avermelhada.
Alface-romana com talo firme e crocante tem textura perfeita para sopas. Também encontrada na versão mini. Alface-roxa o gosto suave combina com o da endívia e o da chicória. Almeirão de sabor amargo pode ser verde ou arroxeado. Vai bem com feijão, arroz, grão-de-bico, soja e lentilha ou em recheio de bolinhos e tortas. Catatonia tem sabor amargo e é deliciosa em saladas e tortas. Couve-manteiga além de acompanhar a feijoada, pode ser frita cozida no vapor ou usada crua em saladas e sucos com frutas. Endívia essa verdura vai bem gratinada, grelhada ou in natura em saladas e canapés recheados.
Escarola resistente e amarga é usada em sopas, cozidos, pizzas e tortas. Espinafre é bom em suflês, tortas, sopas, cremes, saldas e sucos. Mostarda seu gosto amargo e refogado. Uva de sabor um tanto salgado, é cozida para o charuto da culinária sírio-libanesa. Radicchio de textura crocante aparece em saladas, risotos, assados e refogados. Repolho tanto o branco quanto o roxo são bons crus, cozidos ou assados. Rúcula folha de sabor marcante para saladas, cozidos de carne, pizzas, tortas e sanduíches. Disponível também na versão mini.


Saladas de folhas variadas com molho de manga:

Preparo: 15 minutos
Pronto em 15 minutos
105 calorias em cada porção

1- pé de alface frisée
1- pé de alface-crespa
2-pés de alface minirromana
1-pé de alface roxa
1-manga não muito madura batida no liquidificador
1/2- colher de (sopa) de mostarda
2- colheres (sopa) de iogurte
2- colheres (sopa) de mel (de preferência de flor de laranjeira)
Suco de 2 limões-rosa
Sal a gosto

Lave bem as folhas em água corrente e reserve. Em uma  panela, misture a polpa de manga com os ingredientes restantes e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até aquecer. Sirva a salada regada com o molho.

Rende 4 porções.





Comentários

Postagens mais visitadas