Cinco caminhos para o bem-estar

Conecte-se

Estabeleça relações com as pessoas a sua volta. Os relacionamentos são a base da vida diária e investir tempo neles enriquecerá seu dia e garantirá apoio quando precisar.
As pesquisas mostram que quem tem menos de três pessoas em sua rede de contatos próxima – entre família e amigos – tem mais chance de desenvolver uma doença mental.

Seja ativo

Caminhe ou corra, ande de bicicleta, pratique um esporte, dance. Os exercícios fazem as pessoas se sentir bem – o importante é cada pessoa achar a atividade que lhe dá prazer
e que é adequada a seus limites.
Estudos de longo prazo sugerem que a prática de uma atividade física previne o declínio das capacidades mentais e  protege contra a ansiedade e a depressão.

Preste atenção

Seja curioso, saboreie os momentos da vida e tome consciência de como se sente.
Refletir sobre suas experiências ajuda a descobrir o que realmente importa e garantir que você viva o presente. Uma pesquisa mostrou que pessoas treinadas a prestar atenção em seus sentimentos durante oito a 12 semanas apresentaram melhora no bem-estar por anos.

Continue aprendendo

Tente algo novo, matricule-se em um curso, faça uma nova tarefa no trabalho. Tente consertar algo em casa. Aprenda a tocar um instrumento ou a cozinhar. Escolha um desafio que você vai gostar de perseguir. Os estudos sugerem que o bem-estar está ligado a ter metas – desde que elas sejam estabelecidas pelos próprios indivíduos e tenham a ver com seus valores pessoais.

Doe-se

Agradeça a alguém, ajude um amigo ou um estranho. Sorria, faça trabalho voluntário, junte-se à associação do bairro.
Olhe para fora, além de olhar para dentro de si. Fazer parte de uma comunidade traz benefícios – entre eles relações sociais mais significativas.
As pesquisas mostram que as pessoas que têm um interesse maior pelo outro tendem a se considerar mais feliz.


Fonte: Revista Época / maio 2011

Comentários

Postagens mais visitadas