Principais variedades do Limão

Variedades mais populares

Em todo mundo existem cerca de 70 variedades de limão
catalogadas. No Brasil, várias delas são cultivadas, e as
variedades  mais populares por aqui são:

Limão taiti

(citrus aurantifolia swing)
É um fruto robusto, de formato arredondado, casca lisa ou ligeiramente rugosa, de coloração verde, polpa esbranquiçada, muito suculenta e qualidade menos ácida.
Esta variedade não tem sementes porque se propaga por enxertia, tendo como base (o “cavalo”) o limão-cravo. As flores são pequenas e alvo-amareladas, produzidas nas extremidades dos ramos, em grupos de dois a vinte.

Limão-siciliano

(citrus limonum)
Muito difundido e consumido nos EUA e Europa, por ser uma variedade que prefere climas mais frios e subtropicais, é considerado o limão verdadeiro, o “limão original” que imigrou da índia ou malásia para a assíria e de lá passou para Grécia e Roma, há mais de 2 mil anos. Antes do descobrimento da américa, espalhou-se pelo norte da áfrica e Europa.
Finalmente, foi trazido ao Brasil no século xix.

Limão-galego

(citrus aurantifolia)
Trata-se de um fruto redondo, pequeno e muito suculento. Apresenta casca bem fina e lisa, de cor verde ou amarelo-claro. A polpa tem de cinco a seis sementes, é rica em suco de
Sabor ácido, porém agradável.

Limão-cravo

(citrus limonia osbeck)
Trata-se de uma variedade bem rústica, capaz de se desenvolver mesmo em solos e temperaturas adversas, motivo pelo qual pode ser encontrado em todas as regiões do país e ser conhecido por vários nomes regionais, tais como limão-rosa, limão-capeta, limão-vinagre, entre outros. Disseminado pelos passarinhos, é comum de ser encontrado no campo e nos quintais do interior brasileiro, porém atualmente, é difícil de ser visto nas grandes cidades. O fruto é muito parecido com uma tangerina, por ter a casca levemente solta da polpa, além disso, a casca e a polpa são da cor laranja-avermelalhado e o fruto de ser descascado com as mãos.




Fonte: limão seu corpo saudável
               sua vida melhor
               organizadora: Jeanne Margareth

Comentários

Postagens mais visitadas