Opinião médica

Benefícios do limão à saúde

São muitos... Como terapeuta, é uma das grandes ferramentas que uso para a purificação sanguínea. A literatura tradicional, embora de uma forma empírica, recomenda o limão para o tratamento de mais de cem enfermidades. Dentre os benefícios que ele traz para a saúde, eu destacaria o aumento da imunidade, a prevenção e tratamento de infecções respiratórias, urinárias e a solubilização do sangue, muito importante para os casos de tromboses, varizes, varicoses, etc.

É verdade que ele afina o sangue?

Contribui para a solubilização do sangue, para deixá-lo mais
Fluido, o que é muito positivo para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Mas afinar o sangue, ao ponto
De enfraquecê-lo, como se acredita, isso é um mito.
Professor Edomar B. Da Cunha
Nutricionista


É bom consumir limão para quem pratica exercícios físicos?

Sim, pois, para o atleta um dos maiores problemas causados pela carga de exercícios físicos é a produção de radicais livres. E a ingestão de vitamina c, inibe esse aumento. Esta é a razão pela qual, muitos atletas incluem a ingestão de vitamina C na dieta. Ou seja, é muito bom consumir o limão proporcionando ao organismo um maior equilíbrio corporal.
Além disso, o limão ajuda na produção de vitamina b12.

Amilton Paulo soares
Fisioterapeuta

Quais as contra-indicações do consumo do limão por pessoas idosas?

Não existem grandes contra-indicações. Mesmo sendo uma fruta ácida, seu ácido, o ácido cítrico, não costuma causar nenhum problema estomacal ou de digestão. Devemos, no entanto, sempre prestar atenção aos sinais do próprio organismo. Existem idosos que não se sentirão muito bem com a ingestão do limão, mas podemos dizer que, neste sentido, em geral o limão é bastante seguro.

Dr.Thiago Mônaco
Geriatra

Qual é a variedade de limão mais indicada para receitas culinárias?

O limão-rosa é indicado para temperar saladas, fazer limonada, “caipirinha”, sorvetes, mouses e cremes. Pode-se usar a sua casca cortada em lasquinhas ou ralada para perfumar o arroz-doce, outros doces, compotas, pudins, tortas doces, balas, recheios, suspiros, caldas e coberturas como as glacês; o limão siciliano é usado em marinadas, para temperar as carnes, para molhos de salada, no preparo de geléia, bolo, sorvete, coquetéis, licores, cremes, recheios, compotas e conservas salgadas: o limão galego é bom para temperar peixe, frutos do mar, carnes e aves, e para fazer “caipirinha”.
Em muitas receitas culinárias não se determina qual o tipo específico de limão que deve ser usado

Fonte: Limão
Seu corpo saudável.
Sua vida melhor
Organizadora: Jeanne Margareth

Comentários

Postagens mais visitadas