Integral só no nome

Teste mostra que marcas de pães especiais usam mais farinha de trigo tradicional do que não refinada; fabricantes dizem que seguem normas brasileiras
Como foi feita a pesquisa.
A Proteste comparou sete marcas encontradas em supermercados da cidade do Rio de Janeiro. A análise em laboratório determinou e quantidade de fibras de cada produto e a análise dos rótulos mostrou o peso da farinha branca na receita.
RESULTADOS
ANÁLISE DO RÓTULO: AS MARCAS WICKBOLD, BREAD LIFE, GRÃOLEV E MILANI APRESENTARAM MAIS FARINHA TRADICIONAL DO QUE FARINHA INTEGRAL NA COMPOSIÇÃO.
ANÁLISE EM LABORATÓRIO: TODAS AS MARCAS TINHAM MAIS FIBRAS DO QUE O INDICADO NO RÓTULO
COMO ESCOLHER PELA EMBALAGEM
Ingredientes
Observe a ordem em que os ingredientes aparecem no rótulo: se a farinha tradicional estiver em primeiro lugar, o pão tem mais trigo refinado. Prefira os produtos em que a farinha integral aparece primeiro.
Valor nutricional
Na tabela nutricional, compare a quantidade de fibras (quanto mais fibras, maior a chance de o produto ser integral), observando o tamanho das porções. Preste atenção também ao teor de sódio e de gordura saturada.
Selo
A organização internacional Whole Grains Council criou selos para identificar produtos que tem entre 51% e 100% de grãos integrais em sua composição.
Algumas marcas brasileiras têm o selo. Consulte a lista no site wholegrainscouncil.org
FONTE: FOLHA DE S.PAULO/EQUILÍBRIO



Comentários

Postagens mais visitadas