Crianças que respiram pela boca

As crianças que ficam por um tempo prolongado com a boca aberta, apresentam uma facilidade maior para roncar, babam durante o sono e podem ter dificuldades na hora de se alimentar
O papel dos pais é fundamental para reconhecer os sintomas.
As causas desse problema podem ser orgânicas e/ou funcionais associados a quadros de rinite, sinusite, alergias respiratórias ou também por desvios de septo, adenóides hipertróficas, entre outros.
Qualquer quadro que possa atingir as vias aéreas superiores deve ser tratado por Otorrinolaringologista.
QUAL É O MELHOR TRATAMENTO? 
O acompanhamento de diversos profissionais da saúde. O pediatra, alergista, otorrinolaringologista, ortodontista e fonoaudiólogo que irão avaliar o caso e optar pelo melhor tratamento.
Pais observem:
Se seu filho consegue fazer as atividades do dia-a-dia com a boca fechada.
Note se durante o sono ele ronca muito alto ou se baba no travesseiro. Escute a sua respiração e verifique se é tranqüila e constante.
Caso você perceba que ele fica o tempo inteiro de boca aberta, se acumula saliva excessiva na boca ou se apresenta alterações da respiração durante o sono ou atividade de vida diária, procure ajuda de um profissional.
O tratamento mais adequado é realizado pelo atendimento multidisciplinar como o otorrinolaringologista, o fonoaudiólogo e o ortodontista.
Lembre-se o fato de respirar pela boca também afeta a musculatura e crescimento facial.
FONTE: REVISTA MATERLIFE NOVEMBRO DE 2012

Comentários

Postagens mais visitadas