Isoflavona de soja

A ALTERNTIVA NATURAL AOS PROBLEMAS RELACIONADOS COM A MENOPAUSA
SOJA NA MESA:
CURA E PREVENÇÃO DE DOENÇAS.
A soja, leguminosa cultivada há séculos por povos asiáticos, no último século se tornou alvo de vários estudos, os quais demonstraram que ela não se trata apenas de uma fonte de proteínas e que os seus benefícios são muito maiores.
Hoje podemos afirmar que é um alimento funcional com substâncias capazes de prevenir e curar algumas doenças. Nos EUA, esses benefícios são reconhecidos pelo “Food and Drug Administration” (FDA), responsável pro controlar alimentos e remédios.
Entre as substâncias encontradas na soja as principais são:
ISOFLAVONA: grupo dos fitoquímicos que possui compostos classificados como fitoestrógenos, no qual encontramos as famosas isoflavonas. Atua na prevenção no câncer de mama e próstata. Após a menopausa, auxilia na redução das ondas de calor. Tem efeito contra a osteoporose e protege o coração.
FIBRAS: Como característica de todas as fibras, auxilia na diminuição do colesterol.
ÁCIDO FÍTICO: melhora o aproveitamento do ferro, cálcio, zinco e magnésio no organismo.
SAPONINAS: auxiliam na absorção do cálcio.
A introdução da soja na alimentação dos brasileiros não foi muito adequada, criando uma certa resistência a seu consumo. O leite de soja criado antigamente era muito ruim, acabando com qualquer chance de gostarmos do produto.
Devido a essa rejeição grande parte de nossa produção é destinada até hoje para ração de animais e como ingredientes na industrialização de alguns produtos como salsicha e hambúrguer.
Para melhorar o sabor da soja, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) aperfeiçoou técnicas de preparo que inativa a enzima lipoxigenase, responsável pelo sabor não muito agradável.
A enzima lipoxigenase é inativada pelo calor. Uma super dica é colocar os grãos em uma panela com água fervente, deixar por cinco minutos e contar da fervura, desprezar a água e lavar os grãos em água fria, após esse processo, seguir a receita escolhida.
A quantidade diária indicada para consumo é de 60 gramas de grãos por dia. Você pode consumir soja em grão, tofu, soja texturizada, missô, farinha de soja, coalhada de soja.
Já o óleo de soja e o molho de soja (shoyo) não apresentam benefícios. O leite de soja (sem colesterol, sem lactose) com diversos sabores podem ser encontrados nos supermercados, serve para pacientes alérgicos ao leite de vaca e é indicado para pacientes com altíssimo valor de colesterol.
A Isoflavona de Soja é assimilada pelo organismo da mesma forma que o estrógeno natural, não tendo, entretanto, possíveis efeitos colaterais.
·         Diminui “as ondas de calor” na menopausa.
·         Ajuda a reduzir os níveis de colesterol.
·         Rica em genistina e daidzina.
·         Ajuda a manter a densidade óssea.
·         Tem ação anti-oxidante.
·         Pode prevenir o aparecimento de câncer.
Os benefícios para a saúde provenientes do consumo de soja têm sido alvo de diversos estudos e pesquisas no mundo inteiro. Já se demonstrou que o consumo regular de derivados de soja confere um suporte nutricional ao organismo durante e após a menopausa, além dos efeitos benéficos sobre o sistema ósseo e cardiovascular.
Agora a grande tarefa e incorporar esse belo alimento em nosso hábito alimentar.
FONTE: FOLDER PREVENIR – AVALORIZAÇÃO DA VIDA/ NUTRICIONISTA ANDRÉA GALANTE



Comentários

Postagens mais visitadas