A PRIMEIRA CONSULTA NO GINECOLOGISTA...

MUITA CALMA NESSA HORA!
ANTES DE SURTAR AO LER ESSA PALAVRA ESTRANHA QUE, DE UMA HORA PARA OUTRA, PASSOU A FAZER PARTE DO SEU VOCABULÁRIO, ESTAMOS AQUI PRA TE AJUDAR.

ADOLESCENTE PODE FAZER CONSULTA COM GINECOLOGISTA SEM A MÃE?
•         A decisão de ir acompanhada ou não é sua e deve ser respeitada pelo médico. Há quem se sinta mais segura e há quem ache que ficará mais constrangida. O importante mesmo é estar tranquila e ter liberdade para falar numa boa com o médico.

TEM QUE CONTAR TUDO DA INTIMIDADE, COM QUEM "FICOU", SE "TRANSOU”?
•         Não cabe ao médico julgar ou dar opinião sobre sua vida sexual, muito menos avaliar parceiros. Mas é importante que ele saiba tudo, só assim será possível receber a melhor orientação e ser alertada caso haja algum risco.

ESSE EXAME DA PARTE INTERNA DÓI?
•         Pode causar algum desconforto, mas não dor. O médico faz o toque ginecológico, introduzindo o dedo na vagina para avaliar os órgãos genitais internos e utiliza um aparelho chamado “espéculo”, que aberto, permite visualizar melhor a vagina e o colo do útero. Neste momento é colhido o material para o exame de Papanicolau, que serve para o diagnóstico do câncer de colo de útero.

NA HORA DO EXAME, VOU TER QUE TIRAR TODA A ROUPA?
•         Sim, após se despir, você colocará um avental que será utilizado durante o exame.

COMO É FEITO O EXAME GINECOLÓGICO?
•         Deitada na mesa ginecológica, o médico faz primeiro um exame geral. Em seguida, na posição ginecológica (com as pernas erguidas e separadas), o exame da parte externa (vulva). Se a adolescente já teve alguma relação sexual, ela também fará o exame da parte interna genital (vagina, útero, ovário e trompas).


Comentários

Postagens mais visitadas