HPV

HPV: É A SIGLA DE PAPILOMAVÍRUS HUMANO 
É UM VÍRUS COMUM, CALCULA-SE QUE ENTRE 75% E 80% DA POPULAÇÃO CONTRAIA UM OU MAIS TIPOS DE HPV EM ALGUM MOMENTO DA VIDA.
EXISTEM MAIS DE 200 TIPOS DIFERENTES DE HPV, 30A 40 PODEM AFETAR AS ÁREAS GENITAIS DE AMBOS OS SEXOS, ALGUNS SÃO INOFENSIVOS E OUTROS PODEM CAUSAR INFECÇÕES E DOENÇAS, A EXEMPLO DAS VERRUGAS GENITAIS E DOS CÂNCERES DE COLO DO ÚTERO, VAGINA, VULVA, ÂNUS E PÊNIS. ALÉM DISSO, PODEM PROVOCAR TUMORES NA GARGANTA, TANTO BENIGNOS QUANTO MALIGNOS.

O QUE É CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
O câncer do colo do útero é uma doença grave que, as vezes, pode apresentar ameaça a vida.
No Brasil, a cada ano, ocorrem 19.000 novos casos e 5.000 mortes secundarias a esse câncer.
As lesões que precedem o câncer de colo do útero podem ser detectadas no exame de PAPANICOLAOU.
   

O QUE SÃO OS CÂNCERES DE VAGINA VULVA E ÂNUS?

São tipos de câncer menos comuns. Não existem exames de rotina para esses casos de câncer. Para realizar o diagnóstico precoce, é necessário fazer consultas de rotina ao seu médico.


COMO É POSSÍVEL PREVENIR-SE CONTRA HPV

A: USO DE PRESERVATIVOS: ajuda a reduzir a transmissão, mas não garante a proteção total contra o contágio
B: VACINÇÃO CONTRA O HPV:  recomendada pela Organização Mundial da Saúde. A vacina contra HPV faz parte do calendário público de imunizações, para meninas de 11 a 13 anos em 2014 e de 9 a 11 anos em 2015.
Existem dois tipos de vacinas. Consulte seu médico.

PREVENÇÃO SECUNDÁRIA
Faz o diagnóstico precoce da lesão antes que está se transforme em câncer, e permite o tratamento em tempo hábil com nenhum ou mínimas sequelas.

PAPANICOLAOU
Deve ser realizado rotineiramente em mulheres a partir dos 25 anos de idade ou a critério médico. 

PAPANICOLAOU DO ÂNUS 
É indicado para homens e mulheres que já tiveram lesões pré-cancerosas relacionadas ao HPV nas áreas genitais e anal, que mantém relações sexuais anais, que tem HIV ou ainda a critério médico.

COLPOSCOPIA DO COLO DO ÚTERO OU DO ÂNUS 
Caso o PAPANICOLAOU apresente alterações, esse exame de imagem permitirá a visualização da área alterada e a biópsia do local para a confirmação do diagnóstico, além de definir a melhor conduta a ser adotada no tratamento.


COMO OCORRE O CONTÁGIO?
A TRANSMISSÃO OCORRE POR CONTATO DIRETO COM A PELE INFECTADA.

O HPV É ALTAMENTE CONTAGIOSO, sendo possível contaminar-se com uma única exposição ao vírus.
Apesar da principal via contágio ser a sexual, estudos mostraram que o HPV pode ser transmitido por meio simples contato genital ou inoculação do vírus a partir dos dedos ou objetos e roupas íntimas.

COMO O HPV SE MANIFESTA E QUAL O IMPACTO?

Na maioria dos casos, o HPV é uma infecção transitória, não apresenta sintomas e desaparece do organismo espontaneamente. Entretanto, em alguns casos podem causar doenças.
Quatro tipos de HPV causam grande maioria das doenças relacionadas à infecção.  
Os HPV tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, 87% de câncer do ânus, 60% de câncer de vagina e 50% de câncer de vulva. Já os tipos 6 e 11 causam aproximadamente 90% das verrugas genitais, um dos problemas de saúde mais comuns e com taxas crescentes em todo o planeta. Esse vírus é responsável por cerca de 5% a 10% de todos os cânceres no mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas