INTEGRAIS EM AÇÃO

Muito tem se falado sobre os cereais integrais, mas você sabe porque eles se tornaram tão famosos?
Eles possuem mais benefícios em relação aos produtos refinados, pelo fato de não passarem por nenhum processo de refinamento, mantendo a sua estrutura preservada. Seus grãos são íntegros e possuem maiores quantidades de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Já os refinados perdem a película e o germe do grão durante o processo, reduzindo seus nutrientes. Dessa forma, aumentam os níveis de glicose no sangue, favorecendo o aumento de peso e carências nutricionais. Vamos conhecer alguns alimentos integrais que podem ser adicionados facilmente ao dia a dia.

CENTEIO 
Encontramos esse alimento na forma de grão integral, farinha ou flocos. A farinha de centeio muito utilizada na preparação de pães, possui em uma porção de 100g 336 calorias, 12,5g de proteínas, 1,8g de lipídeos, 73,3g de carboidratos e 15,5g de fibras, além de minerais como magnésio, fósforo, ferro e potássio. Também contém vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e piridoxina.

CEVADA 
Ela pode ser consumida em grãos ou farinha, sendo utilizada no preparo de pães e massas.
O grão é rico em carboidratos, proteínas, fibras e minerais, como potássio, magnésio, fósforo, cobre e selênio, além de betacaroteno e vitaminas do complexo B. Consumir o grão de cevada contribui para o controle da glicemia e do colesterol e, por ser rico em fibras, auxilia no bom funcionamento intestinal.  

ARROZ INTEGRAL 
O arroz é pobre em gordura e rico em metionina, um aminoácido essencial que faz parte da formação da musculatura. É um alimento de fácil digestão e raramente provoca alergias. No entanto, o arroz integral também tem esses benefícios, o que o faz sair em grande vantagem em relação ao arroz branco, pois ele é rico em vitaminas do complexo B e minerais como ferro, selênio, zinco e potássio. O zinco, por exemplo, é importante na alta imunidade, na fertilidade e no crescimento de crianças.

AVEIA
É considerada um alimento funcional, pois se enquadra no grupo dos que são constituídos por substâncias ou componentes alimentares que agem em benefício da saúde, inclusive na prevenção e no tratamento de doenças. "Além disso, a aveia é riquíssima em fibra solúvel, que age como vassourinha no sangue, reduzindo colesterol e controlando o açúcar no sangue, sendo um aliado no combate ao diabetes. Elas estão relacionadas também ao bom funcionamento intestinal e ao lento esvaziamento estomacal, pois são digeridas mais lentamente, prolongando a sensação de saciedade e controlando a fome. 

TRIGO
Ele é rico em aminoácidos importantes e vitaminas do complexo B e E, além de magnésio, potássio, zinco, cálcio e fósforo. Em 100g, a farinha de trigo possui 360 calorias, 9,8g de proteínas, 1,4g de lipídeos e 75,1g de carboidratos.

Comentários

Postagens mais visitadas