SÍNDROME METABÓLICA


É uma patologia que alguns pacientes (geralmente acima do peso) apresentam, e que aumenta os ricos e mortalidade para algumas doenças como: diabetes e doenças cardiovasculares. Inicialmente o paciente apresenta resistência periférica á ação da insulina, considerada o evento primário do qual todas as outras alterações metabólicas seriam decorrentes.
Não se conhecem os mecanismos pelos quais se desenvolve a síndrome, o que envolve uma predisposição genética, influência de fatores ambientais e hormonais.

PREVENÇÃO:
Embora exista uma predisposição genética, a síndrome metabólica é passível de intervenção e prevenção por meio de uma alimentação saudável, controle de peso, atividade física e mudanças de estilo de vida ( controle de tabagismo, estresse e alcoolismo).


COMPULSÃO ALIMENTAR:
Compulsão alimentar é o aumento episódico de a ingestão alimentar. Frequentemente é a tradução clínica de um distúrbio de ansiedade ou afetivo. O termo compulsão se refere ao ato de competir, que significa empurrar forçadamente, o que nos traduz que os pacientes come sem fome como uma tradução de um distúrbio de apetite.
Sua causa é multifatorial, havendo fatores genéticos, neuroquímicos, psíquicos e socioculturais envolvidos.

BULIMIA NERVOSA:
Chamamos de bulimia quando um indivíduo tem episódios recorrentes e incontroláveis de consumo de grandes quantidades de alimentos em curto período de tempo (geralmente em menos de 2 horas). Seguidos de comportamentos compensatórios inadequados a fim de evitar o ganho de peso 

OBESIDADE:
A obesidade é definida como o excesso de gordura corporal em relação à massa magra (quantidade de músculo). Para diagnosticar corretamente é necessário avaliar a composição corpórea do indivíduo.

ANOREXIA NERVOSA:

Anorexia é a perda de peso exagerada relacionada á baixa ingestão alimentar voluntária acompanhada da desilusão corporal e falta de menstruação pelo menos 03 meses seguidos. O paciente apresenta como tradução do distúrbio de apetite: emagrecimento e magreza, irritabilidade, depressão, transtorno do sono, fadiga, fraqueza, cefaleia, tontura com ou sem desmaios, obstipação intestinal, dor abdominal difusa, intolerância ao frio e aumento do volume de urina . A causa é multifatorial, havendo fatores genéticos, neuroquímicos, psíquicos e socioculturais envolvidos.

Comentários

Postagens mais visitadas