“SAÚDE POR TODA DA VIDA"


Hábitos saudáveis, medicina preventiva, prática de exercícios, alívio do estresse, amigos sempre por perto e atividades sociais e de lazer compõem a fórmula para chegar á maturidade com muita alegria.

A longevidade é uma conquista da humanidade. Com o crescimento avanço da medicina e da tecnologia e o amplo acesso a informação sobre saúde na mídia, em livros e nas redes sociais, ficou mais fácil e prazeroso amadurecer.Mas chegar lá com alegria e saúde depende de fatores que vão da herança genética à manutenção preventiva dessa maravilhosa máquina que é o corpo humano. Ou seja, a boa saúde na maturidade exige cuidados permanentes, que envolvem, além de avaliações médicas periódicas, atividades sociais, culturais e físicas. O processo de envelhecimento se caracteriza pela perda da capacidade de adaptação fisiológica do organismo ao meio ambiente. Os órgãos atingem a maturidade aos 25 anos e, a partir daí, as células já começam a enfrentar um desgaste, ainda que venha em menor nível. O sistema orgânico vai perdendo função ao longo do tempo, mas não a um grau que o leve à falência ou impeça a vida. Isso porque o corpo possui reservas que, em condições habituais, permitem o funcionamento normal do organismo.


HOMENS E MULHERES SEMELHANÇAS

Para ambos os sexos, com a maturidade é normal que ocorra a diminuição do metabolismo basal, o aumento relativo de gordura, principalmente a abdominal, e a diminuição de massa muscular ativa. Associada as mudanças de composição corporal, há uma redução de substâncias químico-cerebrais que estão relacionadas ao humor, á atenção e à memória. Para driblar a dificuldade de concentração e o déficit de memória, é necessário estimular o cérebro. Como? Lendo, jogando palavras cruzadas e aprendendo coisas novas .

PARA TER OSSOS FORTES 

Osteoporose, problema causado pela deficiência de cálcio e de vitamina D no organismo. A perda óssea se torna mais acelerada nas mulheres com a chegada da menopausa, devido às alterações hormonais. Nos homens isso ocorre aos 70 anos. Da pra prevenir? Sim as mulheres, por exemplo, devem incluir a densitometria óssea nos exames anuais de rotina a partir dos 40 ou 45 anos, para analisar a saúde dos ossos. De qualquer forma, para frear a perda de cálcio, é importante reduzir o consumo de álcool e, para quem fuma colocar um ponto final no vício. Alimentos ricos em cálcio, como os laticínios, são essenciais, já que também tem um alto teor de vitamina d. Um banho de sol, antes das 10 da manhã, é altamente recomendável, pois os raios ajudam a fixar a vitamina d. Quinze minutos são suficientes. Caminhar é bastante benéfico para a estrutura óssea, assim como outras atividades físicas de impacto.






                     

Comentários

Postagens mais visitadas