RADIOGRAFIA

 São 206 ossos no corpo humano adulto. 
 A coluna tem 33 vértebras, sendo 7 na cervical, que sustenta a cabeça, 12 na torácica de onde saem as costelas, 5 na lombar, 5 no sacro, e 4 no cóccix, sem função alguma. Suspeita-se que seja um resquício dos antepassados que tinham rabo 
Os ossos dividem-se em camadas. A mais externa é o periósteo, uma membrana bem fina. Abaixo vem o osso propriamente dito, mais duro e resistente. No meio o osso é poroso e de aparência esponjosa. Lá dentro fica a medula óssea, de consistência gelatinosa.
Ao nascer, o crânio do bebê não está formado. As moleiras são regiões nas quais a cartilagem não se transformou em osso. Isso facilita a passagem da cabeça do bebê pelo canal vaginal no parto, e também deixa espaço para o rápido crescimento do cérebro.
Apesar de todos os avanços da medicina, a prevenção é sempre o melhor remédio para manter ossos fortes e saudáveis por mais tempo.
O exame mais usado para saber como estão os ossos é a densitometria. Por meio de uma baixa quantidade de Raios X é possível medir a densidade mineral óssea da coluna lombar e do fêmur.
E verificar como esta a massa óssea de cada um.
O cálcio, que é o principal mineral formador do esqueleto, é abundante no leite e em seus derivados, como iogurtes e queijos.
Para manter o esqueleto tinindo durante a vida adulta, é fundamental tomar alguns cuidados. A principal atitude para conseguir ossos saudáveis é praticar exercícios físicos, principalmente os com carga, como corrida, caminhada e musculação em qualquer fase da vida. Outro ponto importantíssimo é a alimentação.


Comentários

Postagens mais visitadas