SUPERAR O CÂNCER


Alívio para superar de vez o câncer.
Mulheres que tiveram a doença podem se beneficiar da terapia morfoanalítica, que dá atenção tanto ao corpo quanto á mente.
Os meses depois da cirurgia para retirar um tumor na mama costumam ficar marcada por dor, ansiedade e até depressão. Para minimizar esses sintomas, a fisioterapeuta Fernanda Pachioli testou pela Universidade Estadual Paulista em Presidente Prudente, a terapia morfoanalítica em dez voluntárias que havia passado pela operação. O método, criado em 1982 pelo francês Serge Peyrot, lida com aspectos psicológico e físico ao mesmo tempo.
"São feitos principalmente exercícios de respiração, ajuste postural e massagens, resume Fernanda. Na pesquisa,  ela aplicou a terapia por 16 semanas e verificou queda no estresse e aumento na qualidade de vida das pacientes.
Ainda foi observada uma melhora na flexibilidade do braço, que não raro é comprometida por esse tipo de cirurgia.

Uma sessão em quatro atos 

Confira alguns dos pontos trabalhados pela terapia morfoanalítica

* Bate-papo, tudo depende da interação do profissional com o paciente. Eles conversam bastante ao longo de encontros semanais.
* Focos nos pulmões, a respiração é outro ponto essencial. Exercícios que deixam a pessoa focada no entra e sai de oxigênio ajudam a relaxar.
* Espinha ereta, o especialista busca acertar a posição da coluna vertebral do sujeito. A ideia é evitar desajuste na postura.
* Mãos na massa, as massagens também reduzem a tensão. Mas elas variam de acordo com a situação e precisam do aval do médico.




Comentários

Postagens mais visitadas