AZEITE

Há quem diga que o azeite não deve ir ao fogo porque sua gordura passa a ser ruim.
Não é bem assim. O problema está só nas altas temperaturas, como as exigidas numa fritura. Nesse caso, parte dos polifenóis é degradada mesmo. Para não deixá-los evaporar, o ideal é regar o azeite sobre a salada ou sobre o prato quente já pronto.

O que os outros óleos têm a oferece?

De soja 

Campeão de consumo no Brasil é um dos mais saudáveis devido ao equilíbrio entre os ômegas -3 ve ômegas-6, fator importantes para o bem-estar das artérias. Por causa do sabor residual, não cai bem em bolos e molhos. 
use para refogar e assar. 

De Girassol

É abastecido principalmente de ômega -6. O problema é que o excesso dessa gordura e o baixo consumo de ômega-3podem elevar o risco de formação de placas nos vasos. Portanto, o ideal é que ele não seja a estrela da cozinha. Tem que revezar com outros 

De Milho 

Ele exibe um tanto de vitamina E, nutrientes capaz de resguardar as células contra danos provocados por radicais livres. Mas cuidado: assim como o óleo de girassol, o de milho tem muito mais ômega-6 do que 3. Então, nada de exagero.

De Coco

Tem gordura saturada de cadeia média, que, em tese, seria absorvido mais rápido. Por isso, dizem que ajudaria a emagrecer. Mas pesquisas ainda não comprovaram o efeito . O recado é usar as fezes em receita. 

De Canola 

É cheio de gordura do tipo ômega -3, protetora do peito. Só que o fato de a canola ter sido modificada geneticamente assusta muita gente. Mas não há motivo para pânico Isso só aconteceu para que a planta parasse de produzir um composto tóxico. 



Comentários

Postagens mais visitadas