FAMÍLIA DO BRÓCOLIS

Brócolis 
Prepare o vegetal no vapor e rapidamente. Não caia na cilada de esquecê-lo na panela até que fique molenga demais. O ideal é que consistência esteja al dente. Dessa forma, você não perde muitos compostos preciosos, caso do ácido fólico. Sem contar que o alimento fica mais crocante e saboroso.
É uma família vitaminada 

Couve
Nos últimos tempos, suas folhas grandalhonas e ricas em vitamina C têm aparecido nas receitas dos festejados sucos verdes. Mas o sucesso da couve vem de longe, da Idade Média, quando era uma das bases da alimentação dos plebeus na Europa. 

Couve- Flor
 Embora não sejam tão vitaminados quanto os brócolis, suas flores guardam antioxidantes que atuam em favor das células e afastam males regenerativos. A couve-flor é ainda uma excelente fonte de fibras e, por isso contribui para o funcionamento intestinal.

Repolho
A versão roxa oferece antocianinas. Esse grupo de pigmentos que faz a fama da uva tem ação antioxidante. O repolho branco não tem essa preciosidade, mas esbanja potássio.

Rúcula
Levemente picante e famosa por incorporar vitaminas e minerais, ás saladas ou ainda ás coberturas de pizzas, a rúcula também é boa fonte de carotenoides, uma família de fito químico que auxilia a evitar doenças cardiovasculares.

Agrião
De sabor picante, ele enriquece saladas com nutrientes como o potássio, mineral de extrema importância para a saúde muscular. Também aparece na fórmula de xaropes contra a tosse por conter substância que resguardam as vias aéreas .

Cenoura
 O cozimento da cenoura favorece a absorção dos carotenos pelo nosso organismo. Só não vale cozinhar demais e em temperatura altíssima. Extrapolar o tempo de panela pode levar a destruição dos antioxidantes. Prejuízo à saúde e a ao paladar.





Comentários

Postagens mais visitadas