A RAINHA DAS HORTALIÇAS

A couve se destaca como uma das verduras mais ricas do meio nutricional.
Ela está disponível em muitas variações: couve-de-bruxelas, couve-galega, couve-lombarda e, é claro, a versão mais utilizada na culinária brasileira, a couve-manteiga. Caracterizada como um alimento versátil, saboroso e muito saudável, muitas vezes ela está atrelada a dietas que buscam emagrecimento, já que contém propriedades antioxidantes poderosas. Muito rica em fibras, a couve ajuda a controlar a saciedade e o funcionamento do intestino e, com este órgão trabalhando bem, melhor é a absorção dos nutrientes, beneficiando, assim, pele, unhas dos nutrientes, beneficiando, assim, pele, unhas e cabelos.

DESVENDANDO OS NUTRIENTES 

Por conter grande quantidade de vitaminas A, B6, C e K  e possuir diversos minerais como o ferro, a couve auxilia na fixação do cálcio nos ossos e é cicatrizante, além de possuir propriedade anti-inflamatória Ela também pode ajudar no combate a diversas doenças, uma vez que apresenta ação vermífuga, é capaz  de prevenir problemas do fígado e do estômago e tem ação laxativa . 
Outro nutriente precioso contido na couve é o óxido nítrico, que melhora todo o aparelho cardio circulatório e ainda ajuda a turbinar a malhação.


PROTEÇÃO AO ESTÔMAGO 

A hortaliça também ajuda na cicatrização de gastrites e úlceras, devido ao magnésio presente abundância. Sua vitamina K atua como um potente anti-inflamatório e também no fortalecimento dos ossos. Já as fibras permitem a redução e o controle do colesterol. Rica em vitaminas A e C, a couve age na pele, no sistema imunológico e atua na saúde ocular, ressalta a nutricionista Talitta Maciel.

VALORES NUTRICIONAIS DA COUVE 

Cada 100g do alimento contém:

VALOR ENERGÉTICO ................  27 Kcal
PROTEÍNA ...............................   2,9 g
CARBOIDRATO ........................   4,3 g
FIBRA.......................................   3,1 g
CÁLCIO ....................................   131 mg
MAGNÉSIO ..............................   35 mg
FÓSFORO .................................   49 mg
FERRO.......................................   0,5 mg
SÓDIO ......................................   6 mg
POTÁSSIO..................................   403 mg
ZINCO........................................  0,4 mg
VITAMINA B...............................  32,29 mg

Por conter fibras e enxofre, a couve é considerada um dos alimentos desintoxicastes mais eficazes. Essas substâncias impedem as toxinas de serem absorvidas, favorecendo sua eliminação. Beber água potencializa ainda mais esse efeito detox.
Osteoporose longe de você, a hortaliça conta com uma grande concentração de cálcio, mineral indispensável para a prevenção da doença. 
Quando o cálcio vem á mente, geralmente o leite e seus derivados são as fontes mais lembradas. Entretanto, importante ressaltar que alguns vegetais, principalmente a couve, também têm entre seus componentes o nutriente, que é extremamente importante para a saúde não só dos ossos, mas também para o equilíbrio de todo o organismo. É por meio dele que se protegem os ossos da descalcificação, processo que pode resultar em males como a osteoporose. 
As quantidades diárias recomendadas são 800 mg de cálcio para indivíduos adultos, 1.200 mg para gestantes  e 1.500mg para mulheres na menopausa .

OUTROS ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO 

Leite, suco de laranja, brócolis, grãos, soja, nozes, frutas, vegetais verde- escuro, salmão e sardinha, iogurte...













Comentários

Postagens mais visitadas