MORANGO

O morango é o grande representante das frutas vermelhas no Brasil, abrange também framboesa e amora - tem se destacado no centro de pesquisa especialmente quando o tema diz respeito ao bem-estar da cabeça. Isso porque abrigam doses fartas de flavonoides. E já se comprovou que eles conseguem ultrapassar a chamada barreira hematoencefálica, um tecido que filtra o que pode chegar a nossa massa cinzenta.
Tendo o caminho livre por essas bandas, os flavonoides ficam livres para fazer maravilhas: favorecem a circulação do sangue, protegem os neurônios com a sua ação antioxidante e dão um gás para essas células manterem suas conexões (sinapses). Tudo isso contribui para um cérebro afiado, capaz de arquivar as memórias com muito mais eficiência. E engana -se quem pensa que o efeito é esperado apenas entre aqueles que comem um caminhão dessas frutas todos os dias. Em uma pesquisa americana, voluntários que consumiam aproximadamente duas porções de morango por semana aparentavam, em termos de habilidades cognitivas, ter 2,5 anos a menos do que sua idade real. Uma porção modesta para um ganho tão importante.

UM CONSELHO

É muito comum associar o morango a receitas doces. Mas ele cai super bem em pratos salgados, a exemplo de saladas. Também combina com risoto e molhos para massas, misturado as ervas. 

RAIO X DO MORANGO 

ENERGIA...70,5 CALORIAS 
CARBOIDRATOS...15,9g
FIBRAS...3,9g
POTÁSSIO... 432mg
VITAMINA C...149mg


Comentários

Postagens mais visitadas