O LIMÃO

Saladas, bolos, mousses, pescados e, claro, a brasileiríssima caipirinha. O limão dá o seu toque sem receitas seu aroma e sabor tão peculiares, torna tudo bem nutritivo. Apesar de sempre ter sido badalado como fonte de vitamina C, a parceria da imunidade, estudos mostram que o fruto do limoeiro nos entrega outros tesouros. Aquela parte branca, que fica entre a casca e a polpa, está cheia de pectina, tipo de fibra que dá uma força para regular os níveis de insulina, hormônio que permite a glicose entrar nas células. Essas ação ajuda a reduzir o risco de diabete tipo 2, entre outros perrengues. Já a polpa, além de ser a mais vitaminada, concentra fibras, minerais como o potássio e o magnésio, além de substância como os lomonoides e os composto fenólico. Temos que concordar que alguns desses nomes estranhos, mas digamos que sua atuação é digna de mérito. Eles tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
E sabe por que vegetal azedo por natureza concentra tanta coisa?
Estudiosos explicam que é para se defender do estresse. A fruta precisa se proteger de variações de clima, do sol forte e até de pragas e produz um monte de antioxidantes. Quem também ganha com isso somos nós ao espremer o limão no dia a dia.

UM CONSELHO 

Faça do limão uma limonada, mas que tal a suíça? Ao incluir a casca na receita, além de consumir vitamina C, você assegura substâncias preciosas como o limoneno e os limonoides. A sugestão é bater tudo no liquidificador e tomar rápido. Mas certifique-se de lavar muito bem a casca, ok?
  
RAIO X

ENERGIA ............... 32 CALORIAS
CARBOIDRATO........11g
FIBRAS.....................1g
POTÁSSIO ................128mg
VITAMINA C .............38mg

Os valores se referem a 100 gramas, o equivalente a 2 unidades grande do limão - taiti.

Editora Abril 
Saúde: alimentos funcionais 





Comentários

Postagens mais visitadas