A RELAÇÃO ENTRE A VITAMINA C E O FERRO

Frutas como a laranja, o morango e o kiwi, muito ricas em vitaminas C, ajudam o organismo a absorver melhor o ferro existentes nas  fontes vegetais. Isto é especialmente útil para os vegetarianos e para o crescente número de pessoas que estão diminuindo a ingestão de carne vermelha, fonte tradicional desse importante mineral .

BENEFÍCIOS CONCENTRADOS 

As frutas secas confirmam a máxima de que os melhores perfumes estão nos pequenos frascos.  O que perdem em tamanho,  ganham na concentração de nutrientes. E por serem pequenas, tornam-se excelentes petiscos, especialmente para as crianças.

O ABCD DAS FRUTAS SECAS 

Secar os alimentos é um método tradicional de conservação.
Reduz a umidade e concentrar o açúcar impede o desenvolvimento das bactérias. Secar frutas, seja ao sol ou por processos industriais, eleva os níveis de carboidratos, tornando as frutas secas uma excelente fonte de energia e um petisco saboroso, especialmente para as crianças. No entanto, o alto conteúdo calórico pode prejudicar o apetite para as refeições, fato que precisa ser observado pelos que estão sob dieta de restrição calórica. O alto teor de açúcar implica também que o consumo frequente de frutas secas deve ser evitado entre as refeições, pois aumenta o risco de cáries . 
Muitas frutas secas são uma importante fonte de potássio, e contém boas quantidades de minerais como ferro,  além de fibras. A  secagem reduz a vitamina C  solúvel, mas algumas vitaminas do complexo B ( também hidrossolúvel ) permanecem.

Bananas-passas - Tem cinco vezes mais calorias que as secas.
Cerejas - Contém menos açúcar que a maioria das frutas secas.  Contém um terço das fibras das uvas-passas .
As ameixas - São bastante conhecidas por sua ação laxativa,  3 ameixas contém 10% da IDR de fibras. O mesmo número contém ainda 10% da IDR de ferro para homens e 6% para mulheres , além de 7% da IDR  de potássio. Além disso as ameixas tem uma função antioxidante .

Comentários

Postagens mais visitadas