RELAXAR PARA ENGRAVIDAR


Não é fácil, mas para quem está tentando engravidar, parece que o universo conspira contra. Muitas vezes, sentimentos de raiva, tristeza, inconformidade e até revolta podem interferir no equilíbrio emocional, se estendendo até no físico de quem está ás voltas com essa dificuldade. E os pensamentos parecem se tornar obsessivos em relação ao assunto. 
Para muitas pessoas, a maternidade ou a paternidade é algo natural, que acontece no tempo em que desejam ou até mesmo antes. Mas, para outras, essa espera não é tão simples e acaba por se tornar motivo de angústia e ansiedade.
São inúmeros os motivos que levam as pessoas a decidirem a ter um filho e nem sempre coincidem com os do parceiro. É comum nos deparamos com casais que divergem em relação ao desejo de ter um filho ou em relação ao momento certo para isso. Nem sempre o que um espera e deseja é o mesmo que o outro. Em muitos casos, podemos observar que um dos parceiros deseja muito ter um filho, enquanto o companheiro tem outras preocupações. Isso pode gerar muitas decepções entre o casal e até mesmo ser o motivo de brigas e, em alguns casos, resultar em separação. O casal precisa estar em sintonia, mesmo porque os tratamentos de infertilidade nem sempre são simples e requerem paciência e apoio mútuo. A ansiedade pode, muitas vezes, interferir no tratamento para engravidar.  Evidentemente, é muito perigoso afirmar que a ansiedade pode ser a causa da infertilidade nos casais que não conseguem gerar um filho.
São numerosas as causas da infertilidade, e podem estar relacionadas ao homem, á mulher ou até mesmo a ambos ou nenhum dos dois, como vemos nos casos de casais que apresentam infertilidade inexplicável, ou seja, quando não há causa aparente que a justifique. 
Um bom diagnóstico de um especialista em fertilidade pode proporcionar tranquilidade ao casal e elucidar as causas e os possíveis tratamentos existentes para o problema. Contudo, manter a calma e, a serenidade nessa etapa nem sempre é fácil, e o processo terapêutico pode ser muito rico nessa fase. Nesse momento, cada um pode ter a oportunidade de entrar em contato com diversas questões que anteriormente nem se quer perceberiam e que agora podem aflorar ao consciente, atribuindo novos significados a uma diversidade de aspectos da personalidade. É possível que a longa espera transforme até a maternidade ou a paternidade em um desafio, e a frustração decorrente das tentativas malsucedidas de tratamento ou doação pode gerar muita angústia e até revolta. Por fim, sabemos que a espera pela chegada de um filho talvez seja demorada, mas pode ser vivida como um grande aprendizado. É importante que as pessoas que se encontram nessa situação não desistam e percebam a possibilidade de apender muito a respeito de csi mesmas e até do parceiro, se conseguirem ter a tranquilidade necessária e aproveitarem devidamente essa fase. 



Comentários

Postagens mais visitadas