HIPERTIREOIDISMO X HIPOTIREOIDISMO

Duas disfunções na produção do "combustível" da glândula, seus efeitos são opostos, mas querem, ao final das contas, enviar a mesma mensagem: há um problema na tireoide. No hipertireoidismo, o que acontece é basicamente a produção em excesso dos hormônios da glândula. Com isso, tudo começa a acontecer rápido demais no corpo: o coração acelera, o intestino repentinamente solta, e ao mesmo tempo em que a pessoa sente uma grande carga de energia, sente-se profundamente cansada.
De acordo com a Dra. Suemi Marui, endocrinologista e chefe do ambulatório de Tireoide do Hospital das Clínicas, ao mesmo tempo que o hormônio torna a pessoa hiperativa, a torna cansada, ela sente mais fome, mas perde peso. Já no hipotireoidismo, tudo é mais lento. O intestino prende, o crescimento é comprometido, há ganho de peso, sonolência intensa e até mesmo depressão. Se acomete o indivíduo muito jovem, pode causar cretinismo, inibição do crescimento e maturação física, mental e sexual. O diagnóstico das duas doenças pode ser feito por um endocrinologista e doses hormonais em cápsulas costumam ser o tratamento mais eficaz.
Embora as doenças na tireoide sejam para a vida toda, com a medicação correta e controle clínico- laboratorial, é possível ter uma vida normal, ressalta a profissional.


Comentários

Postagens mais visitadas