TIREOIDE: EQUILÍBRIO E HARMONIA


No centro do pescoço, em formato de borboleta, está localizada a glândula que tem relação direta com, além do cérebro, coração, fígado e rins. Em crianças e adolescente, atua também no crescimento. Logo no início da puberdade, regula o ciclo menstrual das meninas, a fertilidade de ambos os sexos, o peso, o humor e até questões emocionais, como controle comportamental, o humor e a concentração. Seus hormônios, conhecidos como T3 (tri - iodotironina) e T4 (tiroxina), atuam em todos os sistemas do organismo e controlam o metabolismo. A tireoide ainda é responsável pela calcitocina, que fixa o cálcio dos ossos. Produzido no hipófise, o TSH (tireoestimulante) é a hormônio responsável por controlar a produção na tireoide.


OS HORMÔNIOS DO CRESCIMENTO 

Conhecidos como hormônio somatrófico (GH) ou somatrofina, ele age no crescimento através das mitoses das células e estimula o crescimento de osso e cartilagem. A carência de SH pode causar nanismo. A produção de SH no organismo é contínua, mas sua maior produção acontece nas fases do crescimento. Já excesso de GH causa gigantismo, quando indivíduo podem chegar a 2,5 metros de altura. Em um adulto, o GH deficiente causa acromegalia, um crescimento das extremidades só corpo. Outros hormônios que atestam o crescimento são: andrógenos, estrógenos, glicorticóides, insulina e os hormônios da tireoide.


03 CURIOSIDADES SOBRE A TIREOIDE 

*Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulo na tireoide em algum momento da vida, mas apenas 5% são cancerígenos.
*A tireoide se parece com uma borboleta e também lembra um escudo. Foi este objeto de defesa que deu origem a seu nome: thyreós (escudo) e iodes (forma de)
*Alguns crianças podem nascer com hipotireoidismo. Para detectá-lo, é preciso realizar o chamado "teste do pezinho" entre o terceiro e o quinto dia de vida.

Fonte: Dra. Paula Pires, endocrinologista



Comentários

Postagens mais visitadas