Como verificar se uma informação é falsa ou verdadeira na internet

 


Quando você encontrar uma informação suspeita que seja "bombástica" ou "exagerada" sobre algum assunto, existem algumas maneiras de checar se aquela informação é verdadeira.

 

1. Procure pela fonte e autoria da notícia

Caso você esteja desconfiando de uma informação que recebeu, a primeira coisa a se fazer é: procurar pela fonte e autoria daquela notícia. Se você recebeu aquela notícia de um familiar ou amigo, vale também perguntar: por onde aquela pessoa recebeu aquela informação.

Porque mesmo quando vindo de pessoas confiáveis, é possível se surpreender com notícias falsas. Então, fique de olho! Se você encontrar uma notícia sem fonte ou autoria, é importante desconfiar.

 

Também vale jogar o título da notícia no Google, assim você pode ver se existem outros veículos falando sobre aquela informação.

 

2. Sempre verifique a veracidade dos fatos

Os fatos precisam ser verificáveis. Então, procurar pelos fatos da informação no Google e verificar se diversas fontes dizem a mesma coisa sobre aquela informação, também é outra maneira de checar se uma notícia é verdadeira.

Fazer isso é mais simples do que você imagina. Por exemplo, se você receber uma notícia dizendo que: "Apple anuncia compra da Google, ações disparam no mercado". Você pode pesquisar pelas palavras chaves e fatos da notícia para verificar se essa informação é verdadeira.

 

3. Também desconfie de imagens

Nem tudo que as imagens mostram também é verdade. Mas, sabia que você pode checar a origem de uma imagem no Google? A ferramenta de pesquisa tem uma função de busca por imagem

 

Exemplos

 

·       É #FAKE que número de hospitalizações de crianças quadruplicou em Nova York por causa da vacina contra a Covid-19.

Departamento de Saúde de NY desmentiu alegação e informou que nenhuma criança de 5 a 11 anos internada devido à COVID-19 foi totalmente vacinada. Metade tem menos de 5 anos e nem está elegível para receber o imunizante. Alta dos casos positivos aconteceu em todas as faixas etárias e é atribuída ao avanço da variante Ômicron.

 

 

·       É #FAKE que variante Ômicron foi inventada para disfarçar efeitos colaterais das vacinas contra a Covid.

Infectologista e mestre em imunologia explicam que a teoria é absurda e não tem nenhum fundamento. Eles reforçam que a origem da variante são as mutações do vírus e mostram que efeitos colaterais das vacinas são raros e muito menores do que os riscos provocados pela doença.

 

Comentários

Postagens mais visitadas