Dicas nutricionais para gestantes

Aproveite essa fase em que ter barriga é motivo de orgulho. Mas não exagere. Muitas gestantes relaxam e entram na onda do “agora eu posso comer por dois”, o que é uma ilusão. Depois, voltar ao peso inicial vira uma tortura. O ideal é engordar entre 10 a 12 quilos. Fazer as refeições fracionadas é um dos segredos para pouco ganho de peso. E o acompanhamento pré-natal com um especialista é fundamental para garantir a saúde de vocês dois.

O QUE NÃO PODE FALTAR NA DIETA

A alimentação tem um papel fundamental na gravidez. Mas que pensa que comer bem é sinônimo de comer muito, está enganado. Para garantir a saúde da mamãe e do bebê, é imprescindível consumir alguns nutrientes:

ÁCIDO FÓLICO: atua na formação do tubo neural do bebê. Fontes: miúdos, verduras verde-escuras (brócolis, espinafre, couve), feijão branco e legumes.

CÁLCIO: importante para a formação dos ossos do bebê e ajuda na manutenção da estrutura óssea da gestante. Fontes: leite, iogurte, queijo cottage, ricota, couve, semente de girassol e de linhaça, gergelim.

VITAMINA D: auxilia no aproveitamento do cálcio pelo organismo. Fontes: leite, fígado, atum, salmão, sardinha.

FERRO: previne a anemia. Fontes: carnes vermelhas, miúdos, fígado, verduras verde-escuras, gema de ovo, frutas secas.

VITAMINA C: auxilia na absorção do ferro: Fontes; frutas cítricas (laranja, limão, acerola, maracujá) e vegetais folhosos.

LÍQUIDOS: fundamental para o funcionamento adequado do organismo. Beba de 2 a 3 litros por dia, principalmente água.

FIBRAS: evita que o intestino fique mais lento, o que ocorre com freqüência nas gestantes. Fontes: alimentos integrais (arroz, massa, pão, cereais), verduras e legumes crus e frutas com casca e bagaço.

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SEM EXAGEROS

EVITE: carnes cruas, gema de ovo malcozida, café, álcool, adoçantes com aspartame, ciclamato e sacarose (pode-se consumir os mais naturais como frutose ou estévia), chás mate ou preto, refrigerantes à base de cola, sal e doces em excesso.

PARA OS ENJOÔS: para amenizar tal desconforto, típico das primeiras 12 semanas devido à alteração hormonal, vale a pena recorrer a alimentos gelados e ácidos, como limonada ou abacaxi.

AUMENTO DO APETITE: muitas gestantes reclamam de fome. Na maioria das vezes, isso deve ao aumento de ansiedade ou ao desequilíbrio de nutrientes. Procure uma orientação médica para adequar a alimentação e faça atividades relaxantes.

Porque engordar demais não é bom? O aumento excessivo de peso está diretamente relacionado ao risco de desenvolvimento de diabetes gestacional e hipertensão arterial. Nos dois casos, a gestante corre o risco de parto prematuro. Além disso, quem engorda demais tem muita dificuldade de voltar ao peso anterior à gestação.

Sem autor

Comentários

Postagens mais visitadas