COLESTEROL

O colesterol que trafega pelo corpo é essencial para a membrana das células, a produção de vitamina D, a fabricação dos hormônios sexuais e uma série de outros processos cruciais ao organismo. O chato é quando ele se encontra em excesso. Daí, pode se depositar nas artérias e dar inicio a formação de placas.

METAS - COLESTEROL LDL (EM MG/DL)

Ótimo: menor que 100 (70 para os de alto risco)
Desejável: entre 100 e 129
Limítrofe: entre 130 e 159
Alto: 160 e 189
Muito alto: maior ou igual a 240

O que fazer?

Manter uma dieta balanceada e praticar exercícios regularmente são pré-requisitos para controlar o colesterol total e suas frações. Se muitos familiares possuem níveis altos, vale verificar se não há um fundo genético. As estatinas são as principais classes de fármacos para baixar o LDL.
40% dos brasileiros estão com o colesterol alto 
25% pertencem á faixa dos 60 anos. Daí o maior risco ao coração.

COLESTEROL DO PRATO NÃO PARA NOS VASOS

A história é recente e ainda gera confusão. Mas, pelo que a ciência sabe até o momento, os teores de colesterol da comida não se convertem necessariamente em colesterol na corrente sanguínea. A quantidade de LDL circulando é determinada, em sua maioria, pela fabricação da molécula no próprio fígado. Quem incentiva o órgão a liberar a sustância em demasia seria a gordura saturada, presente na coxa de frango com pele, no queijo amarelo, no bacon, na manteiga e na costela suína. A recomendação é não ultrapassar 20 gramas desse tipo por dia.


Comentários

Postagens mais visitadas