Dor: respostas para suas dúvidas e alívio para seu sofrimento

A dor é uma sensação muito desagradável, o que leva as pessoas a procurar atendimento médico ou hospitalar em busca de alívio e tratamento. Além de desconforto e sofrimento, a dor pode prejudicar atividades habituais, como por exemplo, trabalho, sono, lazer e vida social.

O que é dor?

Segundo a IASP (international association for the study of pain), a dor é conceituada como “uma experiência sensorial e emocional desagradável, localizada em uma parte do corpo, que é associada ou descrita em termos de lesões teciduais”.
Justamente por se tratar de uma sensação, a dor é sempre subjetiva e cada indivíduo utiliza a palavra “dor” de acordo
Com as suas experiências passadas.

O que a dor não aliviada pode ocasionar?

Quando a dor não é efetivamente tratada, ela pode ocasionar falta de apetite, dificuldade em eliminar gases intestinais e realizar atividades básicas como caminhar, alimentar-se e realizar fisioterapia.
A dor pode ainda gerar ansiedade e preocupação para família e amigos, além de alterações de humor, como ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga, mal-estar, desânimo e choro fácil. O tempo de internação do paciente também pode ser prolongado.

Qual a importância de tratar a dor?

Melhorar a qualidade de vida;
Facilitar a realização de fisioterapia;
Melhorar a auto-estima;
Facilitar o próprio cuidado;
Melhorar o humor e a disposição;
Proporcionar bem-estar ao paciente, amigos e familiares;
Melhorar a aceitação alimentar e o funcionamento gastrointestinal;
Agilizar a recuperação do paciente e o retorno à vida social;
Diminuir o tempo de internação.


Como a dor e avaliada?

A avaliação dor é feita por profissionais de saúde treinados pelo grupo de gerenciamento da dor, que utiliza escalas de dor específicas para cada quadro clínico e faixa etária de paciente.
No caso de pacientes com dificuldade de comunicação e crianças pequenas, são avaliadas a expressão facial e a presença de gemência e agitação, entre outros sinais.
A equipe de enfermagem reavalia periodicamente a presença ou ausência de dor, utilizando uma escala numérica, onde 0 (zero) é a ausência de dor e 10 (dez), a maior dor imaginável.
É importante que você seja sincero, claro e objetivo no momento da avaliação para que receba o tratamento adequado e para que, por meio das reavaliações, a equipe médica e de enfermagem possa observar sua melhora.

Como é o tratamento da dor?

Pode ser feito com medicamentos por via oral, endovenosa, intramuscular, subcutânea transdérmica (adesivo), sublingual e por meio de cateter peridural.
Dependendo da indicação médica, também podem ser utilizadas soluções analgésicas administradas através de aparelhos (bombas de infusão) que são controlados parcialmente pelo paciente (PCA).
Pode-se também utilizar outros tratamentos, como fisioterapia, uso de terapias de calor ou frio local (bolsa de água ou compressas), além de colchão e poltrona ortopédica.
Em alguns casos, a dor pode ser tratada sem internação, em consultório médico, mas pode ser necessária a internação ou mesmo a realização de um procedimento cirúrgico para seu tratamento, conforme a indicação do seu médico.
O serviço de terapia da dor do hospital Alemão Oswaldo Cruz fornece suporte e promove treinamentos periódicos para todos os colaboradores envolvidos na assistência do paciente, com o intuito de que a avaliação e o tratamento da dor sejam realizados em consonância com as melhores práticas internacionais.

Existe um serviço de apoio ao paciente?

O serviço social do hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece orientações e suporte para pacientes em tratamento da dor e seus familiares, durante a internação ou mesmo quando em tratamento ambulatorial.



Comentários

Postagens mais visitadas