Longevidade

Alfa caroteno para viver mais

Encontrada na abóbora e na cenoura, a substância consegue reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer em quase 40%.

Notícias vindas dos estados unidos mostram que o carotenóide é até dez vezes mais potentes que o betacaroteno no combate a células defeituosas, precursoras de tumores.

O poder de prolongar a vida se deve à sua ação antioxidante, que previne a mutação genética e o envelhecimento antes da hora.

Onde ele está?

Diferentemente do betacaroteno, o alfa não costuma ser incluído em suplementos alimentares. Por isso, o único modo de consumi-lo é na comida. As principais fontes são os vegetais de cor laranja, amarelo-escuro e verde, como abóbora, batata-doce e brócolis.

Aterosclerose

Roxo para o coração

Em terras gringas, elas são as blueberries. Aqui, recebem o nome de Mirtilo, mais uma frutinha arroxeada.

E pouco importa a denominação: ela é ótima para o peito e reduz o risco de aterosclerose.
“a doença provoca inflamação nas artérias e forma placas de gordura que podem levar ao infarto”, esclarece o cardiologista Fernando Arruda, do hospital e maternidade beneficência portuguesa de santo André, na grande São Paulo.

E, quem diria, bastam alguns mirtilos para evitarem o problema, como acaba de provar um estudo da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos. Os benefícios se devem a substâncias com propriedades antiinflamatórias presentes no fruto.

Comentários

Postagens mais visitadas