ACOLHA-SE



Limitações reconhecidas

Aceitar os próprios erros faz parte do autoconhecimento, que inclui saber o que você faz bem, como sua história de vida o levou a ser quem é, por que você se motiva ou tem dificuldade com algo. Entender tudo isso é fundamental para caminhar rumo ao autodesenvolvimento, ganhar autonomia e, nesse processo, fortalecer a autoestima.


Você, por você

Quando a gente se conhece, pode trabalhar os defeitos com autocompaixão, sem se comparar de forma negativa, e, da mesma maneira, traçar objetivos e metas para crescer. A gente passa a agir, em vez de só pensar no que fazer, o que reduz a tensão e a ansiedade, e ajuda a recarregar a energia.


Sem o peso da culpa

É importante perceber que se responsabilizar pelos próprios erros e defeitos é diferente de se culpar por eles. No primeiro caso, você reconhece e aceita as consequências do que faz, mesmo não sendo como gostaria. A culpa, por outro lado, baixa a autoestima, mina as energias, causa sofrimento e afeta a saúde mental.


Conexão com valores

Olhe para as coisas que faz no dia a dia e perceba o que realmente importa e o tempo que você dedica a isso. Quanto mais as atividades rotineiras estiverem conectadas com o que faz sentido para você, maior será o seu engajamento e a sua energia para os seus projetos de vida.


Sabe quando você se dispõe a entender o outro? Faça isso por você também. Perceba, por exemplo, se não está definindo a si mesmo por uma ação determinada. Não se qualifique apenas olhando para os erros.

Comentários

Postagens mais visitadas