VALORIZE O SEU SONO



Ambiente ideal, bons sonhos

Afinal, o que é dormir bem? É dormir sem interrupções, em um ambiente sem claridade e sem grandes ruídos, com temperatura agradável, e em número suficiente de horas para acordar descansado no dia seguinte. A média de sono em adultos é de sete horas, mas a quantidade varia para cada pessoa.


Faça a higiene do sono

Isso nada mais é do que um conjunto de hábitos que ajuda a adormecer e a seguir dormindo. Alguns deles são dormir e acordar em horários regulares e fazer exercícios físicos. De noite, diminuir a iluminação e ficar longe do celular uma hora antes de se deitar; evitar estimulantes, como café, álcool e cigarro; e buscar comer alimentos leves.


Reveja seus hábitos

Sintomas comuns de noites maldormidas são pensamento lento, capacidade de atenção reduzida, irritabilidade e... falta de energia. Se isso está rolando com você, reflita sobre seus hábitos ao longo de todo o dia. Vale muito fazer mudanças para conseguir descansar de verdade. Como anda a sua higiene do sono?


Após uma noite ruim

Não dormiu bem? Considere tomar estimulantes como café, chá mate ou chá preto assim que acordar. Mas atenção: essas substâncias só valem pela manhã, e nunca em excesso, caso contrário atrapalham o sono. Se possível, tire um cochilo ao longo do dia e, de noite, cuide do momento de dormir: dedique-se a ele, sem pressa.


Nosso relógio biológico é mais sensível à luz natural uma hora depois de acordarmos. Por isso, se expor ao sol logo cedo ajuda a cair no sono mais rápido à noite. Que tal um café da manhã perto da janela?



--------------------------------------------------------------------------------

Fontes: Sonia Brucki, coordenadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP; Gabriel Okuda, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; Sleep Foundation (EUA); e Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos

Comentários

Postagens mais visitadas