COLOQUE-SE EM MOVIMENTO



Dos pės à cabeça

Mente e corpo estão conectados. Por isso, quando cuidamos do corpo, estamos cuidando da saúde mental também. O movimento, então, faz bem para os dois: ele tem o poder de multiplicar a nossa disposição porque estimula a atividade das mitocôndrias, consideradas as "usinas de energia" das células.


Mais leveza

Está sem ânimo? Dance! Além de trabalhar músculos, queimar calorias e diminuir a gordura no corpo, ou seja, dar mais agilidade, a atividade física é capaz de liberar neurotransmissores como a endorfina, que proporciona a sensação de prazer e recompensa, e a serotonina, ligada ao bem-estar.


Tempo ideal

Adultos saudáveis devem realizar de 150 a 300 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade moderada, ou de 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa - ou uma combinação equivalente desses dois tipos.


Equilibrio ė importante

Se você tem mais de 65 anos, além de atividades de fortalecimento muscular de moderada ou maior intensidade duas vezes na semana, invista em exercícios de equilíbrio três vezes na semana, como ficar parado em uma perna só. O objetivo é prevenir quedas. Consulte um profissional de saúde antes de começar.


Pouco movimento é melhor do que nenhum movimento. Para começar já, adicione mais passos no dia a dia, em pequenas doses: caminhe até lugares perto de casa, escolha as escadas, ande depois das refeições.



------------------------------------------------------------------

Fontes: Gabriel Okuda, psiquiatra do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; Rafaela Kahvegian, psicóloga, de São Paulo; OMS; e Universidade de São Paulo (USP)

Comentários

Postagens mais visitadas