APRENDA ALGO NOVO



Um investimento em você

Aprender algo reenergiza o cérebro porque os desafios do novo conhecimento aumentam as sinapses entre os neurônios. No mais, o aprendizado na vida adulta está relacionado à melhora da autoconfiança e da autoestima, independência e conexão com outras pessoas - importante em um mundo cada vez mais tecnológico.


Nunca é tarde

Depois dos 30 ou 40 anos, é esperado que haja um declínio da capacidade de aprendizagem.Mas o nosso cérebro é tão incrível que, quando estimulado, pode recuperar a eficiência cognitiva que tinha anos atrás. Mérito da plasticidade cerebral, que é a habilidade que o sistema nervoso tem de criar novas conexões neurais.


Parece difícil? Normal

Siga firme, pois, com o hábito, a aquisição do novo conhecimento se tornará mais confortável. Ao praticar, o cérebro vai otimizando todas as funções envolvidas na atividade, como a motora, a visual e a auditiva. O processo é chamado de mielinização que é, basicamente, tornar as conexões neurais mais ágeis.


Que seja prazeroso!

Já parou para pensar que aprender algo novo é também uma chance de reinventar o nosso lugar no mundo? Claro, pode ser uma qualificação, ou ir atrás de um diploma formal. Mas não precisa: vale uma atividade que seja apenas divertida! Como cultivar uma horta, decorar poesias ou construir miniaturas.


Comentários

Postagens mais visitadas