TIRE UM TEMPO PARA VOCÊ



Entenda o valor

Com tantas tarefas e preocupações no dia a dia, às vezes nem percebemos quanto estamos exaustos. É aí que mora o perigo: o esgotamento pode resultar em alteração de humor, estresse excessivo e até em ansiedade e depressão. Não espere chegar lá. Fazer pausas na rotina quebra o ritmo acelerado e ajuda a gerenciar melhor a energia.


Mais espaço na cabeça

Esses intervalos contribuem, ainda, para restabelecer o foco. Eles são um descanso para a mente, que, por causa do cansaço pelo empenho nas atividades rotineiras, se distrai facilmente. E, longe da alta carga de estresse, as células do sistema nervoso conseguem fazer novas conexões, o que favorece a criatividade.


É um cuidado consigo

As pausas são uma chance de fazer pequenas coisas que tragam prazer, como ouvir música, se alongar ou brincar com o pet. Assim, o dia a dia fica mais leve e alegre. O contato com sentimentos positivos abre espaço para olhar para dentro de si e reconhecer o que, de fato, agrada, o que desgasta, o que é necessário manter e o que pode mudar.


Período determinado

Alguns estudos indicam que pausas de até dez minutos na jornada - por exemplo, uma no meio da manhã e outra no meio da tarde - já são benéficas. Mas uma pesquisa da Baylor University (EUA) mostrou que o ideal é criar várias micropausas ao longo do dia, como fazemos para beber água. Tente e veja o que funciona melhor para você!


Programe seus intervalos. Coloque-os na agenda, ajuste o despertador no celular! Se você deixar para fazê-los quando der, as atividades da rotina podem acabar engolindo o seu tempo e minando a sua energia

Comentários

Postagens mais visitadas