SEJA FELIZ A MESA



Com variedade

Aquilo que comemos é o motor do metabolismo, ou seja, das reações químicas que convertem os nutrientes na energia necessária para a manutenção das funções vitais e o crescimento de tecidos. Como cada tipo de alimento fornece diferentes nutrientes, nenhuma variedade pode faltar no cardápio!


Não é vilão!

O carboidrato é uma importante fonte de energia, pois se transforma em glicose, essencial para as atividades do sistema nervoso central. Sempre que possível, priorize os carboidratos complexos, como grãos e cereais integrais, tubérculos, leguminosas, frutas, laticínios e hortaliças. Ricos em fibras, eles demoram a ser absorvidos, trazendo mais saciedade.


Eles têm a força

Aposte em alimentos como feijão, grão-de-bico, vegetais verde-escuros e carne vermelha. Eles são ricos em ferro e vitaminas do complexo B, sem os quais o resultado pode ser anemia, cansaço e fraqueza. Esses micronutrientes contribuem para a produção de glóbulos vermelhos, que levam oxigênio para todo o corpo.


Café da manhã caprichado

Procure começar o dia consumindo alimentos ricos em proteína. Um estudo mostrou que, além de trazer energia e disposição, esse reforço logo pela manhã ajuda a controlar a fome no restante do dia. Um copo de leite, uma vitamina de abacate, um ovo mexido ou fatias de queijo magro são algumas sugestões.


A correria é grande de manhã? Aproveite o fim do expediente para preparar uma salada de frutas com banana, laranja e maçã, por exemplo. Depois, divida em porções e armazene em potes bem fechados. Elas podem ficar até quatro dias na geladeira.



------------------------------------------------------

Fontes: Vanderli Marchiori, nutricionista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, em São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas