ENCARE SEUS MEDOS



Diga "oi"

Sentir medo é desagradável, seja de barata, seja de iniciar um novo projeto. Em vez de evitar ou ter vergonha, que tal fazer algo com essa emoção? Reconhecer, acolher, nomear e validar o sentimento é um primeiro passo importante para conviver melhor com ele e até para ganhar força para vencê-lo.


Veja você

Nessa investigação pessoal, você será um observador de si mesmo. Assim, conseguirá perceber que situações levam ao medo, como o seu corpo reage a ele e que pensamentos vêm à mente. Isso vai ampliar a sua consciência sobre o sentimento e trará mais recursos para entender que atitude tomar.


Vale buscar ajuda

O medo é do tipo que paralisa? Um psicólogo pode aplicar diferentes técnicas, com a intenção de auxiliar você a vencê-lo. aos poucos. Já um psiquiatra pode avaliar a prescrição de medicamentos. E um psicanalista pode ajudar você a falar sobre a emoção e a reconhecer a origem do medo.


Recompensa no fim

Se você já encarou e superou um medo, conhece a sensação de satisfação que vem daí. Quando estamos em harmonia, o cérebro funciona melhor. Por isso, vencer um temor abre espaço para ganhar coragem e disposição de enfrentar a vida e até de lidar com novos medos que surgirem.


Relembre os temores que você teve desde a infância. Quais foram embora? Quais persistem? Organizar esses sentimentos dentro de você o ajudará a colocar medos presentes em perspectiva.



-----------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Gabriel Okuda, psiquiatra do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; Rafaela Kahvegian, psicóloga, de São Paulo; Sonia

Comentários

Postagens mais visitadas