Câncer de próstata

CONHECIMENTO É A MELHOR PREVENÇÃO

Atualmente, o câncer de próstata é o terceiro tumor maligno mais diagnosticado no Brasil e é uma importante causa de mortalidade na nossa população. Como a doença geralmente NÃO PROVOCA SINTOMAS EM SUA FASE INICIAL e, quando diagnosticado precocemente, tem um elevado potencial de cura, o Instituto Nacional do Câncer e a Sociedade Brasileira de Urologia recomendam que os HOMENS A PARTIR DE 45 ANOS FAÇAM, ANUALMENTE, UMA AVALIAÇÃO CLÍNICA.

DÚVIDAS

SE OS RESULTADOS DOS EXAMES PREVENTIVOS FOREM ALTERADOS, O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER JÁ FICA CONFIRMADO?

Não. Muitas situações não relacionadas ao câncer podem levar a alterações no toque retal e principalmente no valor do PSA. As infecções do trato urinário, por exemplo, podem elevar o PSA sem nenhuma relação com câncer. O mesmo se aplica à relação sexual na noite anterior à coleta do PSA, à prática de andar de bicicleta, a cavalo etc.

OS SINTOMAS CARACTERÍSTICOS DE PROBLEMAS NA PRÓSTATA, COMO DOR E DIFICULDADE PARA URINAR, PODEM SER SINAIS DE CÂNCER?

Geralmente o câncer de próstata não causa sintomas na fase inicial.
Os sintomas relacionados com a dificuldade para urinar geralmente são ocasionados pelo crescimento benigno da próstata, que é muito comum em todos os homens depois dos 40 anos. Em aproximadamente 20% dos homens, esse crescimento pode causar algum grau de compressão do canal urinário e, então, os referidos sintomas.

FONTE: FOLDER FLEURY
               MEDICINA E SAÚDE

Comentários

Postagens mais visitadas