Nutrição

O ARROZ E SEUS BENEFÍCIOS

O arroz é um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo. É uma excelente fonte de energia, devido à alta concentração de amido, fornecendo também quantidades menores de proteínas, vitaminas e minerais, e possui baixo teor de lipídios.

Os nutrientes não estão uniformemente distribuídos nas diferentes frações do grão. As camadas externas apresentam maiores concentrações de proteínas, lipídios, fibra, minerais e vitaminas, enquanto o centro é rico em amido. Dessa forma, o polimento do arroz, formando o arroz branco, resulta em redução no teor de nutrientes, exceto de amido, originando as diferenças na composição entre o arroz integral e polido. Apesar dos carboidratos serem os principais constituintes do arroz, ele apresenta pequena quantidade de açúcares livres.

A concentração de fibras é maior nas camadas externas do grão e diminui em direção ao centro, resultando em baixa concentração desses componentes no arroz branco e sendo maior no arroz integral. Entre os cereais, o arroz apresenta uma das maiores concentrações de lisina, resultando em balanço de aminoácidos mais completo.

O arroz contém ácidos graxos insaturados, que possuem papel importante em vários processos fisiológicos e que, por não serem sintetizados pelo organismo humano, devem ser supridos pela alimentação.

No arroz integral e branco encontram-se os minerais: fósforo, potássio e magnésio, sendo que o arroz integral tem maior concentração de minerais do que o branco. O arroz contém principalmente vitaminas do complexo B e a vitamina E.

Pesquisas têm demonstrado o efeito benéfico de compostos fenólicos presentes no arroz para a saúde humana. Este efeito decorre de sua ação antioxidante, auxiliando na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, envelhecimento, diabetes e câncer. No arroz, maior atividade antioxidante é observada nos grãos integrais.

FONTE: ARTIGO CIENTÍFICO: LEITE DE COCO: ARROZ: COMPOSIÇÃO E CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
REVISTA ANAD.



Comentários

Postagens mais visitadas