Hipertensão

Hipertensão arterial ou “pressão alta” é uma doença de múltiplas causas, caracterizada pelos valores da pressão arterial cima dos considerados normais, em pelo menos duas medidas, com a pessoa em repouso.

Pressão arterial é a pressão do sangue dentro das aterias, mantida pela força propulsora do coração, elasticidade da aorta e resistência ao fluxo sanguíneo exercida pelas artérias pequenas. No ser humano é, habitualmente, medida pelo método auscultatório e é caracterizada por dois valores: o máximo (pressão sistólica) e o mínimo (pressão diastólica). Os valores são expressos em milímetros de mercúrio (mmHg) ou centímetros de mercúrio(cmHg).

A hipertensão é uma doença muito prevalecente, que atinge cerca de 15 a 20% da população brasileira. Muitas pessoas nem sabem que têm pressão alta, pois nada sentem.
Os níveis constantemente elevados de pressão arterial vão comprometendo, em silêncio, órgãos nobres como coração, rins, cérebro e olhos, considerados os “órgãos–alvo” da hipertensão. É possível evitar esse quadro com base em medidas preventivas e no diagnóstico precoce.

O QUE ACONTECE NO ORGANISMO DE UM HIPERTENSO?

As artérias vão progressivamente, perdendo elasticidade, ficam mais “endurecidas” e dificulta a passagem do sangue, razão pela qual o coração precisa exercer uma pressão maior para bombeá-lo. As alterações decorrentes desse esforço refletem em artérias de outros órgãos como rins, cérebro e retina.

SINTOMAS
A maioria das pessoas que tem hipertensão não apresenta sintomas. Quando presentes, os mais comuns são tonturas, zumbidos no ouvido e eventualmente sangramento nasal
Dor de cabeça pode ser um sintoma, mas a associação com elevação da pressão arterial não é tão freqüente. Outros sintomas como palpitações, dor no peito, falta de ar, inchaço, alterações visuais, perda de memória e de equilíbrio, palidez, problemas urinários e dores nas pernas demonstram que os órgãos-alvo da doença podem estar comprometidos. Nesses casos, convém procurar um médico imediatamente.

CAUSAS
Em 90 a 95% dos casos não há causa conhecida para a hipertensão. Mas alguns fatores parecem ter relação com a doença como problemas endócrinos e renais, gravidez, uso freqüente de alguns medicamentos (anticoncepcionais, antiinflamatórios não-hormonais, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticosteróides e moderadores de apetite) e de drogas como cocaína. Outras condições associadas são obesidade, alimentação com excesso de sal, ingestão de bebidas alcoólicas e outros. É importante lembrar que a pressão arterial varia nas 24 horas do dia e pode ser influenciada pelo estado psicológico ou emocional da pessoa, hábitos e atividades cotidianas.

TRATAMENTO
Para algumas pessoas, uma dieta com pouco sal e menos calorias, além de modificações de hábitos de vida como deixar de fumar, ingerir menos álcool, fazer exercícios e perder peso, são suficientes para controlar a pressão. Outros casos, porém, necessitam uso regular de medicamentos. É importante considerar que só o médico pode estabelecer o tipo de hipertensão, avaliar o estado dos órgãos-alvo da doença e prescrever o tratamento mais indicado.

FONTE: FOLDER FLEURY
               MEDICINA E SAÚDE

Comentários

Postagens mais visitadas